CIOs devem se preparar para um aumento expressivo nos investimentos em GenAI, impulsionado por avanços tecnológicos e crescente demanda empresarial
Os gastos globais com Inteligência Artificial Generativa (GenAI) devem atingir US$ 644 bilhões em 2025, um crescimento de 76,4% em relação a 2024, de acordo com previsões da consultoria Gartner, Inc. Esse aumento reflete a expansão do uso da tecnologia, especialmente por meio da integração de funcionalidades de IA em dispositivos de consumo e soluções empresariais.
Segundo John-David Lovelock, vice-presidente e analista do Gartner, embora as expectativas sobre a GenAI estejam sendo moderadas por altos índices de falha em provas de conceito (POC) e pela insatisfação com alguns resultados, os fornecedores continuam investindo pesadamente na evolução da tecnologia. “As expectativas em relação aos recursos de Inteligência Artificial Generativa estão diminuindo devido às altas taxas de falha nos trabalhos iniciais de prova de conceito (POC) e à insatisfação com os resultados atuais da GenAI”, afirma. “Apesar disso, os fornecedores de modelos de base estão investindo bilhões anualmente para melhorar o tamanho, o desempenho e a confiabilidade dos modelos de Inteligência Artificial Generativa. Esse paradoxo persistirá em 2025 e 2026.”
O impacto da GenAI nos gastos com TI
A Inteligência Artificial Generativa está reformulando o mercado de Tecnologia da Informação (TI). Em 2025, espera-se que os CIOs (Chief Information Officers) priorizem soluções comerciais prontas, em vez de investir em desenvolvimentos internos de GenAI. “Projetos internos ambiciosos de 2024 enfrentarão uma análise rigorosa em 2025, pois os CIOs optarão por soluções comerciais prontas para uso para obter implementações e valor para os negócios mais previsíveis”, explica Lovelock. “Apesar das melhorias no modelo, os CIOs reduzirão os esforços de POC e de desenvolvimentos próprios, concentrando-se nos recursos de GenAI dos fornecedores de software existentes.”
A previsão do Gartner sugere que a GenAI será um elemento transformador para os gastos com TI, tornando-se parte essencial das operações empresariais e dos produtos de consumo. Com isso, a adoção da tecnologia se expandirá em diversos setores e submercados.
Dispositivos com IA impulsionarão os investimentos
Grande parte dos gastos projetados para 2025 está relacionada à incorporação da IA em hardware, como servidores, smartphones e computadores pessoais. Estima-se que 80% dos investimentos em GenAI sejam destinados a esse segmento.
“A trajetória de crescimento do mercado é fortemente influenciada pela prevalência cada vez maior de dispositivos habilitados para IA, que deverão representar quase todo o mercado de dispositivos de consumo até 2028”, aponta Lovelock. “No entanto, os consumidores não estão buscando esses recursos. À medida que os fabricantes incorporarem a IA como uma funcionalidade padrão nos dispositivos de consumo, os consumidores serão forçados a comprá-los.”
Metodologia da previsão
A análise do Gartner sobre os gastos com GenAI é baseada em um levantamento abrangente de mais de mil fornecedores de produtos e serviços ligados à tecnologia. A consultoria utiliza técnicas de pesquisa primária e secundária para compilar um banco de dados detalhado que fundamenta suas previsões.
Os relatórios do Gartner fornecem uma visão aprofundada sobre os investimentos em GenAI nos segmentos de hardware, software e serviços de TI. Essas análises ajudam empresas a compreenderem as oportunidades e desafios desse mercado dinâmico. O estudo mais recente está disponível no relatório “Forecast Alert: GenAI IT Spending, 2023-2028, Worldwide”.
Evento Gartner Data & Analytics 2025
Tendências emergentes em Inteligência Artificial Generativa e o impacto da tecnologia nas estratégias empresariais serão discutidos na Conferência Gartner Data & Analytics 2025. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril no Sheraton São Paulo WTC Hotel e contará com a presença de especialistas da indústria, que apresentarão insights para líderes de dados, analytics e IA.
Outras edições da conferência estão programadas para Londres (12 a 14 de maio), Tóquio (20 a 22 de maio), Mumbai (2 e 3 de junho) e Sydney (17 e 18 de junho).