Naoko Yamamoto assume o comando da companhia no país, enquanto Shigeo Nakamura se torna CEO global do Grupo Ajinomoto
A Ajinomoto do Brasil anunciou uma mudança histórica em sua liderança: pela primeira vez, uma mulher assume a presidência da companhia no país. A executiva japonesa Naoko Yamamoto foi nomeada presidente da subsidiária brasileira, sucedendo Shigeo Nakamura, que agora ocupa o cargo de CEO global do Grupo Ajinomoto, desde 3 de fevereiro.
Além da presidência no Brasil, Naoko Yamamoto também acumulará as funções de Executive Officer e General Manager da Divisão América Latina da Ajinomoto Co., Inc., consolidando sua posição estratégica na multinacional.
Com mais de 30 anos de experiência no Grupo Ajinomoto, a executiva iniciou sua trajetória em 1991 na Filial de Fukuoka, no Japão. Desde então, passou por diversas posições de liderança, incluindo a presidência da unidade na Malásia e a gerência geral global de Recursos Humanos, área na qual teve papel fundamental na gestão de talentos e no fortalecimento da cultura organizacional da companhia.
Seu novo desafio será liderar a expansão e o fortalecimento da atuação da Ajinomoto do Brasil, com foco em crescimento sustentável, inovação e avanço da AminoScience, a ciência dos aminoácidos que é base dos produtos e soluções da empresa. “Queremos aprimorar a ciência dos aminoácidos, a AminoScience, e fortalecer nossos ativos intangíveis – pessoas, tecnologia, clientes e organização – sempre com um olhar sustentável. E temos certeza de que a experiência no negócio somada à liderança feminina inspiradora da Naoko Yamamoto vá contribuir muito para impulsionar esta evolução no Brasil”, afirmou Shigeo Nakamura, novo CEO global do grupo.
A nomeação de Naoko também reforça o movimento crescente de diversidade e inclusão nas altas lideranças corporativas, especialmente no setor industrial, historicamente marcado pela predominância masculina.
A Ajinomoto do Brasil, reconhecida por seu portfólio de alimentos, aminoácidos e ingredientes para a indústria, reforça com essa nomeação seu compromisso com práticas de gestão modernas e alinhadas às demandas globais por inovação, sustentabilidade e valorização do capital humano.