Futuro incerto das redes sociais exige adaptação na estratégia digital das marcas

Especialista alerta para os riscos da dependência excessiva de terceiros e destaca a importância de uma plataforma digital própria

Nos últimos meses, o ecossistema digital tem passado por transformações que expõem os riscos de empresas e criadores de conteúdo que baseiam suas receitas exclusivamente em redes sociais. Um dos casos mais recentes foi a instabilidade prolongada do X (antigo Twitter) no Brasil, que deixou muitos negócios vulneráveis. Nos Estados Unidos há o recente banimento do Tiktok, e casos ao redor do mundo envolvendo outras plataformas.

Por isso é importante refletir como as empresas podem se proteger de mudanças abruptas nos algoritmos ou até mesmo restrições de acesso, como já ocorre no Canadá com o Facebook e o Instagram limitando a distribuição de notícias. Para Riadis Dornelles, CEO LATAM da PremiumAds, principal empresa de monetização e soluções de mídia programática da América Latina, a resposta está na construção de uma plataforma digital própria.

“Ter um site próprio é essencial para garantir a segurança e continuidade dos negócios. Isso proporciona um ambiente minimamente controlado, menos dependente das regras impostas por terceiros. Hoje, vemos uma valorização crescente desse modelo, com empresas investindo mais em seus próprios sites, domínios e inventários digitais”, explica Dornelles.

Historicamente, grandes grupos de comunicação sempre valorizaram suas emissoras de TV, rádios e jornais impressos. No entanto, no ambiente digital, muitos ainda priorizam as redes sociais em detrimento de plataformas próprias. Dornelles alerta que essa dependência pode ser um erro estratégico. “O problema é que essas redes não pertencem a eles. O algoritmo pode mudar, as regras podem ser alteradas e, em casos extremos, o acesso pode ser bloqueado”, destaca o executivo.

Como garantir a sobrevivência digital

Plataformas como TikTok, Instagram e Facebook são ferramentas valiosas para distribuição de conteúdo e aquisição de audiência, mas não devem ser o único canal de receita. Construir uma estratégia de mídia que inclua um site robusto, otimizado para SEO e com um modelo de monetização sustentável é fundamental para manter a relevância no mundo virtual e reduzir a dependência de terceiros.

“No cenário digital atual, a pergunta que fica é: você está construindo seu negócio em um terreno próprio ou no de outra pessoa? A resposta a essa questão pode definir a segurança e a longevidade do seu projeto no digital”, finaliza Dornelles.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.