Estudo da MIT SMR Brasil revela que mais de 70% das empresas desejam investir em plataformas que oferecem soluções de IA e apoio a saúde mental

Altos custos de implantação e complexidade de integração a outras plataformas dificultam avanço maior destas tecnologias

O estudo ‘Human Capital Management Brazilian Solutions Report’, realizado pela MIT Sloan Management Review Brasil, traz uma visão inédita sobre o uso das plataformas digitais de gestão de pessoas no Brasil. Em um cenário de rápida transformação tecnológica, a integração de processos e a facilitação das jornadas dos colaboradores tornaram-se aspectos cruciais para as estratégias das marcas empregadoras e para alcançar objetivos de negócio.

Os principais alvos das empresas para empregar o Human Capital Management (HCM) são a integração com plataformas que oferecem soluções de inteligência artificial (IA) e funcionalidades ligadas à saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores. A necessidade de incorporar IA foi identificada como prioritária por 75% dos respondentes, enquanto as funcionalidades de saúde mental foram classificadas como importantes por 74%. Ambas as práticas são adotadas por apenas 20% e 18% das empresas consultadas, respectivamente.

Entretanto, é preciso ressaltar que os custos de implantação (70%) e a complexidade de integração a outras plataformas (47%) foram citados como os principais obstáculos para a aplicação destas soluções de HCM em camadas mais estratégicas do negócio.

O estudo também aponta que apenas 34% das empresas pretendem fazer novos investimentos em tecnologias e soluções de HCM nos próximos meses.

Apesar das barreiras, quem já aplica cita entre os principais benefícios percebidos no uso de soluções de HCM a eficiência operacional, a automatização de processos e a assertividade das análises de dados. O fortalecimento da visão estratégica foi apontado como um diferencial por 67% dos gestores, enquanto 87% dos executivos C-Level destacaram o engajamento dos colaboradores como um importante benefício.

Atualmente, a maioria das aplicações de HCM utilizadas pelas empresas nacionais ainda gira em torno da automatização de processos básicos, como administração de folhas de pagamento, recrutamento e seleção, e avaliação de desempenho. 

“As tecnologias de HCM continuam como um pilar fundamental para organizar, desburocratizar e facilitar a gestão de capital humano no mercado brasileiro, sobretudo entre empresas de médio e grande porte. O caminho para ampliar esse potencial para áreas mais estratégicas envolve investimentos, abertura à mudança e integração das operações dos diversos players que compõem o ecossistema de RH”, comenta Douglas Souza, CEO da MIT Sloan Management Review Brasil.

Metodologia

O estudo foi elaborado a partir de um questionário orientado pela identificação das principais demandas e percepções de valor no ecossistema de RH brasileiro. A primeira fase da pesquisa envolveu entrevistas com lideranças de organizações de diferentes setores, incluindo executivos de grandes empresas. A coleta de dados contabilizou respostas de 148 empresas, incluindo CEOs, C-Levels, diretores, consultores e gerentes.

Confira os principais dados

  1. Benefícios de HCM
  • 67,5% dos gestores brasileiros apontam o fortalecimento da visão estratégica como o principal benefício.
  • 87,5% dos executivos C-Level destacam o engajamento dos colaboradores como um benefício importante.
  1. Desafíos de HCM
  • 71,62% dos executivos apontam os custos de implantação e manutenção como um desafio
  • 47,30% dos executivos afirmam dificuldades de integração a processos e sistemas
  1. IA e Saúde Mental
  • 75% dos respondentes avaliam a necessidade de incorporar IA como prioritária.
  • Apenas 20% dos respondentes identificam tecnologias de IA nas soluções de HCM adotadas.
  • 74% dos respondentes consideram importante incorporar funcionalidades de saúde mental.

Sobre a MIT Sloan Management Review Brasil

A MIT SMR, ligada à renomada escola de negócios do MIT, é a publicação de referência no Brasil sobre temas relacionados às práticas mais avançadas de gestão e liderançaPor meio de pesquisas e estudos inéditos, artigos, cases, entrevistas, reportagens, papers, entre outros conteúdos disponíveis em sua plataforma digital, promove discussões aprofundadas, reflexões originais e insights baseados em evidências. Tudo isso contribui para a tomada de decisão, a inovação, o lifelong learning e a criação de valor no cenário de negócios no país. A MIT SMR Brasil ainda desenvolve projetos de conteúdo em parceria com grandes empresas, que vão desde webinars e estudos publicados em forma de white-papers até eventos no modelo de  pequenos comitês, que favorecem a troca de conhecimento e experiências e o também o networking entre os participantes de de diversas indústrias e segmentos de negócio.

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

e receba conteúdos exclusivos para o seu sucesso

Entrevistas Identidades de Sucesso

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.