Entidades de comércio, consumo e varejo unidas em manifesto sobre os impactos das apostas eletrônicas na sociedade

Documento assinado por cerca de 20 entidades nacionais destaca preocupações com a saúde pública e propõe ações para enfrentar o crescimento desenfreado das “Bets” no Brasil

Durante a 9ª edição do Latam Retail Show, cerca de 20 entidades nacionais representativas dos setores de comércio, consumo e varejo se uniram para divulgar um manifesto que chama a atenção para o alarmante crescimento das apostas eletrônicas e suas consequências sociais, econômicas e de saúde pública. O documento ressalta que a expansão das “Bets” tem atraído recursos principalmente das classes mais baixas, gerando comportamentos compulsivos, especialmente entre os jovens.

O manifesto destaca que o aumento do faturamento das apostas eletrônicas está redirecionando a renda da população, afetando o consumo de itens essenciais, como alimentos. Além disso, aponta que os recursos que deveriam ser destinados a programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Brasil, estão sendo desviados para o jogo, o que compromete a sustentação familiar.

“As modalidades de jogos estão crescendo seu faturamento de forma exponencial, atraindo recursos da população dos mais diversos segmentos e faixas etárias, mas de forma mais marcante nas classes mais baixas e de menor idade”, afirma o documento.

Outro ponto preocupante levantado pelas entidades é o impacto psicológico do vício em apostas. O manifesto alerta que o crescimento descontrolado das “Bets” gera problemas mentais e físicos, sobrecarregando o já debilitado sistema público de saúde. O texto menciona que a deterioração das relações pessoais e emocionais tem levado empresas a se mobilizarem para dar apoio a um número crescente de funcionários afetados por essa crise.

As entidades signatárias se comprometem a atuar conjuntamente em diversas frentes, incluindo:

a. Promover uma maior e mais ampla sensibilização sobre o potencial de problemas sociais que advirão dessa expansão;

b. Regulamentar a comunicação publicitária, patrocínios e outras modalidades convencionais ou digitais de estímulo às apostas;

c. Impedir de forma imediata o uso do cartão de crédito para pagamento das apostas, o que só ocorreria em 2025 pela legislação aprovada;

d. Impor responsabilidade às empresas de apostas para que se tornem corresponsáveis por tratamentos envolvendo saúde mental e causados pelo vício com jogos nessas modalidades;

e. Rever a tributação prevista na lei 14.790/2023, de modo que ela seja mais gravosa na operação de apostas on-line, tanto para a empresa de apostas quanto para o apostador.

“O cenário atual já mostra a deterioração das relações pessoais e emocionais com empregadores públicos e privados”, alerta o documento, que defende a necessidade urgente de ações que priorizem a saúde e a responsabilidade social.

Participam do manifesto: Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV), Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (ABIÓPTICA), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira de Strip Malls (ABMALLS), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e Instituto Foodservice Brasil (IFB).

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