Engeper recebe prêmio da ONU por tecnologia de reúso de água

Tecnologia nacional de eletrodiálise reversa desenvolvida pela Engeper é reconhecida como melhor prática da América Latina no Movimento +Água 2025

A Engeper Ambiental e Perfurações foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como destaque do Boas Práticas Movimento +Água 2025, sendo reconhecida como o melhor case da América Latina em reaproveitamento e tratamento de água. O reconhecimento internacional foi concedido graças à aplicação da tecnologia brasileira de Eletrodiálise Reversa (EDR), capaz de recuperar até 95% da água utilizada em processos industriais, agrícolas e domésticos.

A tecnologia desenvolvida pela Engeper atingiu 80% de reaproveitamento de efluentes tratados, contribuindo diretamente para a meta global da ONU de ampliar em 25% a eficiência do uso da água nos processos produtivos. A escolha do projeto se deu entre dez cases avaliados por critérios como impacto ambiental positivo, uso racional da água e eficiência energética. “Esse reconhecimento mostra que inovação ambiental pode, sim, nascer no interior do Brasil e alcançar impacto global”, afirma Lorena Zapata, diretora de novos negócios e sustentabilidade da Engeper.

Fundada há mais de quatro décadas e sob a liderança da segunda geração da família, representada por Lorena Zapata e Fabrício Oliveira, a Engeper se consolidou como referência em gestão hídrica 360 graus. A empresa é a única fabricante nacional de sistemas de Eletrodiálise Reversa e atua com projetos modulares de diferentes portes, com capacidade de 2 a 50 m³ por hora, atendendo desde residências até grandes propriedades rurais e indústrias em todo o Brasil e países da América Latina.

Além disso, a Engeper detém o recorde do poço mais profundo da América Latina para abastecimento público, com 1.650 metros de profundidade e 20 polegadas de diâmetro. A operação também inclui perfuração de poços artesianos, manutenção, sistemas de telemetria e tecnologias para reuso e tratamento de água, com uma média de crescimento anual de 45% nos últimos quatro anos. Em 2024, a empresa registrou faturamento superior a R$ 34 milhões. “Estamos comprometidos em oferecer soluções completas e inovadoras que contribuam de forma efetiva para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Fabrício Oliveira, diretor comercial e de projetos da Engeper.

Desde 2023, a Engeper integra o Pacto Global da ONU no Brasil e o movimento +Água, reafirmando seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A empresa também lidera iniciativas de educação ambiental, como o projeto Engeduca, voltado para conscientização e responsabilidade social.

Com o reconhecimento internacional da ONU, a Engeper planeja ampliar sua atuação em soluções de tratamento de água e efluentes, consolidando a gestão hídrica 360 graus como seu principal diferencial competitivo nos próximos anos.

“É um desafio enorme reinventar um negócio que já deu certo por tanto tempo, principalmente quando envolve mudança de cultura, inclusão de normas e procedimentos. Queremos honrar o legado do nosso pai tornando a empresa ainda mais preparada para os desafios atuais e futuros”, conclui Lorena.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.