Coalizão LIFE une gigantes pela conservação da biodiversidade

Iniciativa empresarial liderada pelo Instituto LIFE busca integrar métricas de biodiversidade às estratégias corporativas e já contribui com metas globais de preservação

A preservação da biodiversidade está ganhando espaço definitivo na agenda corporativa. Em um momento em que 60% das indústrias brasileiras já indicam preocupação com temas ligados à sustentabilidade, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto LIFE dá um passo à frente ao reunir grandes nomes do setor empresarial em torno da conservação ambiental.

Fundado há mais de 15 anos, o Instituto LIFE (Lasting Initiative for Earth) acaba de consolidar a Coalizão LIFE, formada por empresas como Itaipu Binacional, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Grupo Boticário, Petrobrás, Vale, Sanepar e Klabin. O objetivo da iniciativa é fortalecer a integração da biodiversidade nas estratégias empresariais, demonstrando que o desenvolvimento econômico pode — e deve — caminhar ao lado da preservação ambiental.

Lançada oficialmente durante a COP15, Conferência da ONU sobre Biodiversidade realizada em Montreal, no Canadá, a coalizão avança rapidamente. As empresas envolvidas vêm assumindo o compromisso de avaliar, mensurar, comunicar e entregar resultados mensuráveis em biodiversidade — uma contribuição concreta para o alcance da Meta 15 do Marco Global da Biodiversidade, que prevê maior transparência na comunicação de resultados corporativos relacionados à natureza.

Durante a COP16, realizada em Cali, na Colômbia, os membros da coalizão participaram do Pavilhão Brasil, onde apresentaram métricas e práticas que reforçam o alinhamento com essa meta. A iniciativa também serve como modelo para outras empresas que buscam estruturar suas ações de sustentabilidade com base em indicadores sólidos e cientificamente fundamentados.

“Acreditamos no poder de influência do setor privado. Por isso, lançamos a Coalizão LIFE, um movimento que amplia a conservação da biodiversidade por meio dos negócios”, afirma Regiane Borsato, Diretora Executiva do Instituto LIFE. “Nosso objetivo é mostrar que a integração da biodiversidade aos modelos empresariais não só é possível, como também essencial para garantir a sustentabilidade e a longevidade dos próprios negócios, os quais dependem dos recursos da natureza”, complementa.

O movimento também ganhou o apoio da Fundação Grupo Boticário, representada na iniciativa por sua Diretora Executiva, Malu Nunes. “O lançamento da Coalizão LIFE de Negócios & Biodiversidade representa um marco importante. As empresas envolvidas reafirmam seu compromisso com a conservação da natureza, assumindo novas metas para compreender e mitigar impactos. Um exemplo disso é o mapeamento do capital natural, que nos permite avaliar melhor nossas dependências e a importância desse recurso para a sustentabilidade dos negócios. Esse é um primeiro passo essencial, mas a Coalizão vai além: é um espaço de estímulo a ações adicionais e concretas para a conservação da biodiversidade”, destaca.

O Presidente do Conselho Diretor do Instituto LIFE, Roberto Klabin, também ressalta a relevância estratégica da biodiversidade para os negócios: “A integração do conceito de reconhecimento da importância da biodiversidade nos negócios, promovida pela metodologia LIFE, não apenas aponta riscos e oportunidades para as empresas avaliarem o impacto dos seus negócios sobre esses recursos naturais, visto que estimativas recentes estimam que mais da metade do PIB mundial possui alta ou moderada dependência da natureza, como também abrem enormes possibilidades de inovação, novos negócios e construção de propósito, credibilidade e reputação, em um momento em que a sociedade busca o bem-estar social e ambiental.”

A Coalizão LIFE já se configura como uma referência internacional no campo da governança ambiental e responsabilidade corporativa, ampliando a presença de empresas brasileiras nas discussões globais sobre desenvolvimento sustentável. Sua estrutura permite que cada organização participante desenvolva planos de ação mensuráveis, alinhados à ciência e com impacto positivo nos ecossistemas em que atuam.

Metodologia  

A iniciativa tem como base as metodologias desenvolvidas pelo Instituto LIFE, como LIFE Negócios & Biodiversidade e LIFE Gestão Territorial Sustentável, reconhecidas internacionalmente como ferramentas eficazes para integrar a biodiversidade aos modelos empresariais. Essas ferramentas ajudam empresas a avaliar suas dependências e impactos sobre os serviços ecossistêmicos, promovendo práticas sustentáveis e transparentes.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.