Obra reúne aprendizados de mais de 30 anos de carreira e traz uma abordagem prática e inspiradora sobre liderança com propósito
O executivo Paulo Camargo, conhecido por liderar a transformação do McDonald’s Brasil em Méqui, lançará no próximo dia 25 de julho, às 19h, na Livraria da Vila do shopping JK Iguatem, em São Paulo, seu primeiro livro: Seja o líder que você gostaria de ter como chefe, publicado pela Editora Gente.
A obra traz uma abordagem prática e inspiradora sobre liderança com propósito, baseada em mais de três décadas de experiência à frente de empresas como Zamp, Espaçolaser e Iron Mountain. Camargo propõe o conceito de “liderança tridimensional”, que combina gestão, autoliderança e liderança de pessoas como pilares para gerar resultados consistentes, com mais significado e impacto humano.
Reconhecido como um dos CEOs mais admirados do país, Camargo foi o responsável por uma das mais impactantes viradas de marca do Brasil, ao reposicionar o McDonald’s como Méqui. Além disso, liderou empresas como Burger King, Starbucks, Subway e Popeyes à frente da Zamp, comandou a Espaçolaser – marca presente em cinco países da América Latina – e atuou na espanhola Iron Mountain. “Ao liderar equipes e formar times vitoriosos, enfrentei grandes desafios, e talvez o maior deles tenha sido lidar com as minhas próprias expectativas sobre como um líder deve ser e agir”, comenta Camargo.
O livro aborda temas como estratégias para superar inseguranças na liderança, dicas para formar equipes de alta performance, competências essenciais para desenvolver pessoas, importância da comunicação estratégica, e como atribuir significado até às tarefas mais simples do dia a dia. Também destaca o poder da vulnerabilidade e da autenticidade como motores de confiança e engajamento.
“É um guia direto dos bastidores da liderança real, com ferramentas práticas, desafios superados e soluções que funcionam. Tudo para liderar com mais clareza, coragem e resultado”, diz Camargo. A obra enfatiza que a liderança exige inteligência emocional, visão estratégica, capacidade de adaptação, empatia, comunicação eficaz e habilidade para motivar.
No livro, Camargo reflete sobre o processo de se tornar líder. “Uma das perguntas que mais me fazem é se a liderança é um hábito ou um dom natural. Talvez seja um pouco dos dois. Mas se há uma certeza, é esta: ninguém lidera sozinho. Um líder só se torna líder quando conquista seu primeiro colaborador e seguidor. Até lá, ele é apenas mais uma pessoa com ideias, metas e desejos. E é justamente por depender de pessoas que a liderança se torna tão desafiadora, especialmente porque quem ocupa cargos de gestão, muitas vezes, evita pedir ajuda”, analisa.

Com passagens por instituições como Mackenzie, Harvard, Wharton, IESE e com um MBA pela Universidad Europea de Madrid, Paulo Camargo também atua como mentor de CEOs e palestrante, sendo um dos nomes mais respeitados no cenário da liderança corporativa no Brasil.
Ao longo do livro, o autor reforça que liderar não é fácil, mas é uma habilidade que pode ser aprendida em qualquer momento da carreira. “Você não precisa, nem deve, ser o super-herói que resolve tudo e salva o mundo ao fim do dia. É por isso que se forma um time forte e preparado, para que, juntos, funcionem como uma orquestra afinada sob a sua regência. Afinal, um líder sabe-tudo não inspira ninguém. Líderes lideram pessoas e, como elas, estão em constante evolução, porque liderar também é saber errar, aprender e evoluir, sempre. Seja o líder que você gostaria de ter como chefe é um convite a todos que acreditam que é possível liderar com verdade, humanidade e impacto real”, conclui.
