Marca dominicana de charutos lança edição limitada em comemoração ao Ano do Dragão Chinês
A ascensão do mercado de luxo na China nos últimos anos tem impulsionado o interesse por produtos e experiências exclusivas. Entre os itens mais procurados, os charutos vêm ganhando destaque para os chineses que buscam um estilo de vida sofisticado.
“A demanda por experiências de estilo de vida ocidentais têm contribuído para a popularidade dos charutos na China, que cresce a cada ano”, conta a cigar somelière Carolina Macedo, da Bulldog Tabacaria, sediada de Curitiba.
Clubes exclusivos e boutiques especializadas surgem nas principais cidades, como Pequim, Xangai e Hong Kong, oferecendo uma variedade de marcas premium e raras para atender os aficionados.
“Embora os charutos não tenham uma tradição enraizada na cultura chinesa, eles estão rapidamente se tornando um símbolo de status e prestígio entre os consumidores de alto poder aquisitivo”, relata Carolina.
Ela explica que o hábito de fumar cachimbos é uma tradição na China Antiga, há mais de 2 mil anos. “Durante a dinastia Ming (1368-1644), em particular, os cachimbos de porcelana atingiram um nível de requinte artístico sem precedentes”, conta.
Decorados com ornamentos elaborados e esmaltes coloridos, esses cachimbos se tornaram objetos de desejo entre a elite cultural e intelectual da época.
Com a crescente ascensão dos charutos no país, marcas do mundo todo estão investindo para atrair o público e os investidores. A Vega Fina, considerada umas marcas de charutos premium mais vendidas, é um exemplo disso. “Ela foi comprada há alguns anos por um grupo chinês, como várias outras marcas, assim como grande parte da produção de charutos cubanos, já que o consumo na China vem crescendo”, explica ela.
Lançada em 1998, na Espanha, pela Tabacalera Garcia, a Vega Fina conquistou o título de marca mais vendida do país – o segundo maior mercado de charutos depois dos Estados Unidos – e está presente em mais de 45 países.
Reconhecida por proporcionar aos apreciadores uma qualidade excepcional e consistente, a marca oferece uma ampla variedade de charutos. “Isso é resultado de um processo meticuloso e longo, que combina a seleção das melhores folhas de tabaco com a habilidade dos torcedores dominicanos”, conclui Carolina. Pelo sétimo ano consecutivo, é lançada uma edição limitada inspirada no zodíaco chinês, que este ano se chama: Ano do Dragão Edição Limitada.