Embarcação Brilliant Future fará rota EUA – México no transporte de etano; sua tecnologia reduz em 40% as emissões de CO₂ e garante eficiência energética
A Braskem, petroquímica global que oferece soluções sustentáveis de química e plástico, iniciou as operações do Brilliant Future, seu primeiro navio de frota própria. Com custo de US$ 80 milhões e adquirida sob leasing, a embarcação será utilizada no transporte de etano entre EUA e México.
Construído no estaleiro YAMIC, na China, o Brilliant Future possui três tanques StarTrilobe, que aumentam a capacidade de armazenamento em 25% em relação aos tanques tradicionais. Com 188 metros de comprimento e capacidade de 36.000 m³, o Brilliant Future, transporta cargas a até -104°C e dispõe de motor bicombustível, que opera com óleo de bunker e etano, reduzindo em 40% as emissões de CO₂ e garantindo eficiência energética.
“É um marco significativo e reflete nosso compromisso com inovação e crescimento da indústria naval”, afirma Silvia Migueles, Diretora de Logística da Braskem. O navio integra o projeto Seas of the Future, iniciativa da Braskem para reduzir custos logísticos, ampliar a segurança e competitividade. A frota contará com seis navios, e o próximo será entregue em junho deste ano, também para a rota EUA–México.