Etiqueta com adesivo de alta performance garante rastreabilidade e sustentabilidade em condições extremas
A Avery Dennison, líder global em ciência de materiais, conquistou o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2025, recebendo o reconhecimento Ouro na categoria Tecnologia e Inovação. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 2 de outubro, em São Paulo, e marcou a 25ª edição da principal premiação do setor no país, promovida pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).
A etiqueta premiada foi desenvolvida para atender um desafio recorrente da indústria de alimentos: a resistência de rótulos em ambientes congelados e refrigerados. O material autoadesivo inovador, criado pela Avery Dennison, garante fixação imediata, aderência em temperaturas de até -50ºC e alta legibilidade da impressão, mesmo em condições de condensação e superfícies irregulares. A solução foi homologada pela Aurora Coop, cooperativa brasileira com exportações para cerca de 80 países, validando o desempenho do produto em processos rigorosos de exportação e contribuindo para a rastreabilidade e segurança alimentar até o consumidor final.
“Para atender as regulamentações nacionais e globais, garantindo a qualidade e legitimidade dos alimentos que comercializamos, nossos processos demandam etiquetas que resistam a baixas temperaturas e condições severas de umidade, sem comprometer a rastreabilidade e a segurança desses produtos”, destaca Daniele Becchi, coordenadora de P&D da Aurora Coop.
Desempenho técnico aliado à sustentabilidade
A inovação, comercialmente conhecida como Fasson® LT (Low Temp) 2570, combina frontal PP Branco Fosco e liner glassine 60g reciclável, reunindo desempenho técnico e responsabilidade ambiental. O produto contém 29% de conteúdo renovável, certificado pelo Programa BioPreferred do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e possui aprovação da FDA para contato indireto com alimentos, ampliando sua aplicabilidade global.
A vitória reforça a liderança da Avery Dennison no desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas para o setor de embalagens, ampliando o papel da empresa na construção de uma cadeia mais eficiente e responsável.
“O Prêmio ABRE transcende o design e ressalta a capacidade de inovação e impacto no setor de embalagens. Essa conquista evidencia a importância do trabalho colaborativo para criar soluções que resolvem desafios operacionais, ao mesmo tempo em que impulsionam avanços em sustentabilidade e rastreabilidade. É um marco importante para a Avery Dennison e para a indústria de alimentos, que depende cada vez mais de embalagens confiáveis e eficientes. E nada disso seria possível se não tivéssemos algo profundamente presente em nosso DNA e valores: o Foco Externo”, afirma Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison.
“Ter uma etiqueta ganhando um reconhecimento de inovação, concorrendo com outras soluções de design visual tão ricos e de forte impacto, é mais uma forma de mostrar que essa premiação não avalia somente embalagens com design diferenciado, mas também inovações específicas em ciência e tecnologia. Vencemos não somente o prêmio, mas a conquista de algo tão invisível ao consumidor: a ciência”, conclui Keyse.