Em parceria com Digital Favela e PretaHub, marca seleciona e fomenta a carreira de dez nomes para sua nova campanha da linha Beleza Radiante
Reconhecendo a necessidade urgente de ampliar a representatividade e a diversidade no mercado de influência, NIVEA, marca número 1 em cuidados com a pele no mundo, foi na contramão da indústria e junto com a Digital Favela e PretaHub idealizou e desenvolveu o Afrolab NIVEA: Tropa Digital, um projeto que recrutou, treinou e potencializou a atuação de influenciadores digitais negros de periferias e comunidades do Brasil. Com início em setembro de 2023, a por meio do projeto de formação empreendedora Afrolab, selecionou 40 criadores de conteúdo, de uma eliminatória de 150 nomes, ligados ao universo da beleza para oferecer um treinamento completo, ampliando seus conhecimentos e capacidades, e agora, na última fase, seleciona 10 deles para atuarem em 2024 em sua nova campanha digital de Beleza Radiante, linha de produtos da marca especialmente pensados e desenvolvidos para as peles pretas.
NIVEA está comprometida em proporcionar oportunidades tangíveis para talentos emergentes, capacitando-os com as habilidades necessárias para prosperar e ter sucesso no mundo do conteúdo digital. O diferencial de outros programas que tem surgido é que a marca foca no progresso do Creator capacitando-os para o mercado de influência e consequentemente em fonte de renda. Por meio de mentorias e recursos educacionais personalizados, o programa visa equipar os participantes com as ferramentas e o conhecimento necessários para criar conteúdo impactante e autêntico, ao mesmo tempo que promove a inclusão e a representatividade em todos os aspectos da área. A Tropa Digital não apenas destaca a beleza e a criatividade da comunidade negra, mas também proporciona oportunidades e visibilidade de talentos diversos e inspiradores.
“Esse projeto é mais uma iniciativa dentro da campanha de Beleza Radiante, uma linha que resgata o cuidado além da pele e cria o movimento que se conecta com a comunidade negra. Essa ação em parceria com PretaHub e Digital Favela permite criar novas oportunidades e representatividade”, ressalta Andrea Bó, diretora de Marketing da NIVEA Brasil.
Foram cerca de 1000 inscritos e os selecionados passaram por encontros com especialistas em Creator Economy, Inteligência Artificial para Criadores, Planejamento Estratégico de Conteúdo, de Negócio e Financeiro. Na última fase, de 26 a 28 de março, os selecionados participam do Lab.d Cria com a Digital Favela, que dará todo suporte criativo para a produção dos conteúdos junto com a marca, amplificando o talento e mostrando caminhos e oportunidades que vão desde produção e criação de conteúdo à monetização, além de criar uma conexão com a campanha e seu propósito. Durante o processo, os especialistas têm como objetivo auxiliar os participantes na definição da linha criativa da campanha e na co-criação de conteúdo personalizado, desde as gravações até finalização de cada peça, buscando a legitimidade e autenticidade.
“No Brasil, 67% dos moradores de favela se autodeclaram pretos e pardos, segundo dados da Data Favela. E grande parte desses moradores já tiveram contato com a marca NIVEA. Quem não se lembra da latinha azul? Essa iniciativa inédita vem pra reforçar ainda mais essa presença da marca nesses territórios, agora com uma linha feita exclusivamente para peles negras. Esse foi um processo totalmente cocriado entre creators de todas as regiões do Brasil, NÍVEA, PretaHub e Digital Favela. E é exatamente esse processo de escuta e de cocriação que vai comunicar da forma mais legítima e proprietária a nova linha de produtos Beleza Radiante.”, afirma Tiago Trindade, sócio e CCO da Digital Favela.
“A PretaHub historicamente tem capacitado técnica e criativamente empreendedoras e empreendedores negros e, no Afrolab NIVEA Tropa Digital, achamos muito importante adaptar nossa metodologia para entregar aos participantes essa dimensão de que a criação de conteúdo é um negócio. E, como tal, precisa ser estrategizado, planejado. É uma perspectiva importante porque, na contramão do mercado, não vê o criador negro e periférico como uma imagem a serviço exclusivamente das marcas, mas os instrumentaliza a entenderem que estão trabalhando para si, para atuarem a partir do que é importante para eles, em termos de planejamento de vida mesmo. Sem desconsiderar, em nenhum momento, o ponto de partida deles, que é bem diferente de criadores de outros estratos sociais.”, ressalta Adriana Barbosa, diretora executiva da PretaHub e idealizadora do Festival Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina.
A Tropa Digital dos 10 influenciadores será anunciada na próxima semana e o resultado de todos os seis meses de trabalho será visto na campanha digital da linha Beleza Radiante.