Aumento de 0,2% é puxado pelo setor de “Material de Construção”
As vendas do varejo físico brasileiro cresceram 0,2% em abril na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, essa foi a terceira alta registrada em 2024. Veja os dados no gráfico abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “apesar de abril ter registrado a terceira variação positiva dentre os quatro primeiros meses deste ano, tais variações ainda são bem tímidas (média mensal de 0,25% até agora). Assim, a atividade do comércio segue enfrentando desafios, pois o poder de compra dos consumidores permanece impactado pela inflação e pelos juros altos que, embora tenham sido reduzidas, ainda pesam no bolso da população. Além disto, boa parte dos brasileiros encontra-se em situação de inadimplência. Sem uma melhora mais consistente da renda dos consumidores, as altas do varejo deverão continuar bastante modestas ao longo dos próximos meses”.
A análise por setor revelou o maior percentual para o segmento de “”Material de Construção”, que marcou alta de 1,4%. O único setor que registrou baixa foi o de “Tecidos, Vestuários. Calçados e Acessórios” (-1,5%). Confira, no gráfico a seguir, os demais segmentos:
Variação anual registra alta de 4,6%
No comparativo entre abril deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento da atividade física do comércio foi de 4,6%. Nesse cenário, foi o setor de “Veículos, Motos e Peças”, que teve a maior expansão, de 8,3%, seguido pelo de “Combustíveis e Lubrificantes”, que cresceu 7,8%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.