Abril registra 184 pedidos de recuperações judiciais, revela Serasa Experian

Setor de “Serviços” segue responsável pelo maior volume de requisições

Segundo os dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, abril de 2024 registrou 184 requisições. O dado representa um crescimento de 0,5% nos pedidos de recuperações judiciais em comparação com o mês anterior Confira o gráfico abaixo com as informações mês a mês:

“O número de recuperações judiciais reflete o ambiente de dificuldade financeira que as empresas estão vivendo atualmente, ainda refletindo as taxas de juros no país que, embora tenham sido reduzidas, ainda impactam os caixas das empresas, que se veem em dificuldade para se reorganizar financeiramente. Enquanto a inadimplência não cair, o que envolve negociações com credores e a implementação de estratégias para aumentar a receita e cumprir com pagamentos, as RJs continuarão subindo”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

A análise também revelou que o setor de “Serviços” foi o que mais demandou por recuperações judiciais, mostrando aumento na comparação anual. “Comércio” ficou em segundo lugar e, na sequência, “Indústria” e o setor “Primário”. Confira na tabela a seguir os dados de cada segmento:

Ainda segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, na visão por porte, foram as “Micro e Pequenas Empresas” que lideraram os pedidos de recuperações judiciais, com 144 requerimentos. As grandes empresas tiveram menor expressão em abril. Veja, na tabela abaixo, a comparação por segmento:

Pedidos de falências voltam a crescer 

Em abril, foram registrados 90 pedidos de falência de companhias, um crescimento de 69,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. As “Micro e Pequenas Empresas” tiveram o maior número de requisições (53) seguidas pelas “Médias Empresas” (24) e “Grandes Empresas” (13). Na visão por setores, o “Primário” não marcou solicitações, já “Serviço” apontou 38, “Comércio” 33 e “Indústria” 19.

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

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