ABF divulga o balanço do ano e franquias do setor de saúde, beleza e bem-estar crescem 16,5% em faturamento

Com aumento na busca por cuidados com a saúde e bem-estar, marcas do segmento investem na internacionalização e fortalecem suas operações no Brasil

O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou um expressivo crescimento de 16,5% no faturamento em 2024, segundo balanço anual divulgado ontem (5) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo aumento da demanda por serviços especializados, o segmento se destacou dentro do mercado de franquias, atraindo novos investidores e expandindo sua presença internacional.

De acordo com a ABF, o crescimento do setor está relacionado à maior busca por qualidade de vida, que abrange desde cuidados médicos especializados até produtos de beleza e autocuidado. Um exemplo de sucesso é a Doutor Hérnia, uma das 50 maiores microfranquias de Saúde do Brasil. A rede, que oferece um método exclusivo de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco, fechou 2024 com faturamento de R$ 100 milhões e 200 unidades franqueadas. Em janeiro de 2025, esse número saltou para 240 franquias.

“A especialização diferencia o negócio especialmente quando não se tem concorrentes e se pode oferecer ao franqueado serviços exclusivos”, afirma Laudelino Risso, franqueador da rede. A empresa também avança no mercado internacional, com a inauguração de sua primeira clínica em Miami (Flórida) e a previsão de mais duas unidades no Paraguai até abril. O investimento inicial em uma microfranquia Doutor Hérnia é a partir de R$ 130 mil, com retorno previsto em nove meses.

Outro fator que impulsiona o segmento é a crescente demanda por produtos de beleza, autocuidado e suplementos alimentares. A Dr. Shape, franqueadora especializada em suplementos e artigos esportivos, conta com 70 lojas no Brasil e, em 2024, inaugurou sua primeira unidade internacional em Lisboa, Portugal. A expansão foi viabilizada por uma parceria com duas empreendedoras brasileiras que residem no exterior há mais de 20 anos. No Brasil, a empresa segue com planos de expansão, oferecendo investimento a partir de R$ 250 mil e retorno médio de 24 meses.

No setor de Beleza, a influência das redes sociais e a busca por padrões de autocuidado são fatores decisivos para o desempenho positivo do mercado. O Hasegawa Studio de Beleza, rede de salões de cabeleireiro presente em todos os shoppings de Belém (PA), tem quatro unidades próprias e cinco franqueadas, com faturamento médio de R$ 300 mil por unidade. “Esse é um mercado pujante, que depende da qualidade dos serviços oferecidos para se manter aquecido”, explica Jéssica Hasegawa, CEO da marca. A empresa acaba de firmar um contrato para sua primeira unidade fora do Pará, que será inaugurada em um shopping de São Paulo entre maio e junho. O investimento em uma franquia da marca é a partir de R$ 300 mil, com retorno previsto a partir de 18 meses.

As microfranquias também ganham espaço no mercado de Beleza, com modelos de negócios especializados e de baixo investimento. O Unhas Club, rede de estúdio de cuidados com as unhas, oferece serviços de manicure, pedicure e embelezamento e está em franca expansão. Criada em Maceió (AL) em 2022, a rede está prestes a inaugurar sua primeira franquia nos próximos 90 dias. Com investimento inicial a partir de R$ 107,5 mil, o retorno pode ocorrer a partir de 12 meses, tornando-se uma opção atraente para empreendedores que buscam escalabilidade e rápido retorno financeiro.

Com um mercado em crescimento e novas oportunidades de expansão dentro e fora do Brasil, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar segue como um dos grandes destaques do franchising brasileiro, impulsionado por inovação, especialização e busca por qualidade de vida.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.