Integração permite que usuários descubram faixas e episódios a partir de prompts de conversa, com acesso direto ao aplicativo
O Spotify anunciou sua chegada ao ChatGPT, permitindo que usuários Free e Premium conectem suas contas e recebam recomendações personalizadas de músicas e podcasts diretamente nas conversas. A novidade torna possível pedir playlists e episódios por humor, gênero ou artista, além de ouvir os conteúdos sugeridos com um simples toque no aplicativo.
A iniciativa reforça o propósito do Spotify de estar presente “em todos os lugares onde você ouve e assiste”, levando a experiência de descoberta de áudio para um novo ambiente digital. Atualmente, o serviço já é compatível com mais de 2.000 dispositivos, entre carros, TVs e assistentes domésticos, como Alexa e Google Home.
“A visão do Spotify sempre foi estar presente em todos os lugares onde nossos usuários estão. Ao levar o Spotify para dentro do ChatGPT, estamos criando uma nova e poderosa forma para que os fãs se conectem de maneira conversacional com os artistas e criadores que amam, sempre que a inspiração surgir”, afirma Sten Garmark, SVP e Global Head of Consumer Experience do Spotify.
Cada prompt no ChatGPT pode gerar descobertas musicais personalizadas, permitindo explorar novos artistas ou revisitar clássicos conforme o contexto da conversa. O usuário pode, por exemplo, solicitar “artistas latinos mais ouvidos”, pedir uma playlist para uma viagem ou acompanhar o bate-papo com uma trilha sonora que combine com o momento. O Spotify garante que o trabalho de artistas e criadores continua protegido, sem compartilhar músicas, podcasts, letras ou qualquer outro conteúdo com a OpenAI para fins de treinamento.
O lançamento do Spotify no ChatGPT é global, inicialmente em inglês e disponível em 145 mercados para usuários Free, Plus e Pro, tanto na web quanto em dispositivos iOS e Android.