Ao transformar a gestão da água com práticas pioneiras, empresa reforça compromisso com um negócio responsável e amplia sua contribuição para os objetivos ambientais globais
A Haleon, líder global em saúde do consumidor, conquistou a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS) para todas as suas unidades de produção na América Latina, em Brasil, México, Panamá e Argentina. O reconhecimento, obtido em agosto de 2025, consolida a companhia entre as referências internacionais em práticas inovadoras de uso responsável da água.
Para alcançar o selo, considerado um dos padrões mais rigorosos de gestão hídrica no mundo, a empresa implementou iniciativas como monitoramento detalhado do consumo, programas responsáveis de tratamento de efluentes e diálogo contínuo com comunidades locais.
“A gestão sustentável da água é uma parte importante da nossa estratégia de Negócios Responsáveis. A água é um recurso natural compartilhado e precioso, por isso, buscamos garantir que nosso consumo seja ambientalmente sustentável e socialmente equitativo. Na Haleon, implementamos programas de gestão responsável de água e esgoto para proteger o meio ambiente local onde operamos, confiando que isso vai inspirar outras empresas a fazerem o mesmo”, afirmou Graziela Soares, diretora industrial da Haleon no Brasil.
Além da certificação AWS, a companhia vem ampliando seus compromissos ambientais com foco em carbono e resíduos. A meta é alcançar a certificação Net Zero Carbon, que neutraliza emissões, e a TRUE, voltada ao redirecionamento de resíduos para alternativas mais sustentáveis, como reciclagem e reaproveitamento.
Na fábrica de Jacarepaguá (RJ), a Haleon passou a utilizar biometano 100% renovável em substituição ao gás natural, por meio de contrato com a Gás Verde, garantindo que toda a energia elétrica utilizada seja de fontes limpas e certificadas. “Proteger os recursos naturais das regiões onde operamos é uma prioridade estratégica para a Haleon e reflete nosso compromisso de integrar sustentabilidade aos nossos processos produtivos de forma prática e inovadora”, completou Graziela.
A certificação AWS é reconhecida globalmente por estabelecer uma estrutura que gera benefícios sociais, ambientais e econômicos na escala das bacias hidrográficas. O padrão incentiva empresas a compreender riscos e dependências relacionados aos recursos hídricos, adotar medidas de mitigação e fortalecer colaborações estratégicas para desafios comuns nas regiões em que atuam.