Lançamentos, descontos e combos estão entre as estratégias das pequenas e médias empresas para impulsionar vendas na data
A Semana do Cliente, comemorada anualmente em torno do Dia do Cliente em 15 de setembro, vem se consolidando como uma oportunidade estratégica para pequenas e médias empresas (PMEs) movimentarem vendas em um período tradicionalmente mais fraco. De acordo com uma pesquisa inédita da Serasa Experian, 24% das PMEs pretendem realizar algum tipo de ação comercial, como lançamentos de produtos, descontos ou combos promocionais, enquanto 76% ainda não decidiram ou não planejam participar.
“O calendário de datas comemorativas é uma oportunidade estratégica para empresas, em especial as PMEs, ampliarem o relacionamento com seus clientes e impulsionarem suas vendas. A Semana do Cliente vem se tornando uma dessas datas e a pesquisa comprova isso. Para que essas ações tragam resultados consistentes, a preparação antecipada aliada ao entendimento do comportamento do consumidor e do seu cliente são fundamentais. Por isso, preparamos na Serasa Experian diversos conteúdos que apoiam os empreendedores nessa jornada, como um guia completo com dicas para a data”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
Setores, regiões e perfil das empresas
A pesquisa detalhou o planejamento das PMEs por setores, regiões, Score PJ e tempo de fundação. Entre as que pretendem promover ações:
- 58,25% são do segmento de serviços
- 10,68% atuam no setor de transportes
- 6,80% estão na construção civil
- Quanto à distribuição regional, 58,25% das empresas estão no Sudeste, seguidas pelo Sul (15,53%) e pelo Centro-Oeste (10,68%).
O estudo também analisou o Score PJ das empresas participantes, revelando que 38% têm pontuação baixa (0 a 300), 26% regular (301 a 500), 19% boa (501 a 700) e 17% excelente (acima de 701). Em relação ao tempo de mercado, 32,04% das PMEs têm entre 6 e 10 anos, 21,36% entre 3 e 5 anos e 16,5% entre 11 e 20 anos.
Dicas para PMEs se prepararem
A Serasa Experian também compartilha recomendações para que as ações da Semana do Cliente sejam bem-sucedidas:
1. Planejamento de estoque – Mapear produtos de maior saída e os que têm baixa rotatividade.
2. Equipe – Garantir colaboradores alinhados, motivados e suficientes para horários de maior movimento.
3. Precificação – Avaliar margem de lucro antes de oferecer descontos.
4. Experiência do cliente – Atendimento rápido, claro e eficiente, com suporte por canais digitais.
5. Divulgação – Comunicação ativa via marketing, e-mail e redes sociais sobre promoções e condições.
6. Mensuração de resultados – Avaliar faturamento, margem de lucro, novos clientes, engajamento digital e desempenho de estoque para aprimorar futuras ações.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 494 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante agosto de 2025, com respondentes de todo o Brasil, fornecendo dados segmentados por setor, região, Score PJ e tempo de fundação das empresas.