Conteúdo indispensável para líderes que desejam evoluir

Demissões no Itaú acendem alerta para aumento de ações trabalhistas

Especialistas apontam que ausência de diálogo com sindicatos pode ampliar contencioso judicial e reforçam importância de acordos coletivos

A decisão do Itaú de realizar demissões em massa, baseadas no monitoramento de cliques dos colaboradores durante o expediente, pode abrir espaço para uma nova onda de ações trabalhistas. O movimento ocorre em um cenário já marcado por alta judicialização no país.

Em 2024, o Brasil registrou 23,9 milhões de desligamentos e 4,83 milhões de novas ações trabalhistas, o que representa uma taxa de litigância de 20,3%, de acordo com levantamento nacional. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram 12,6 milhões de desligamentos e 2,45 milhões de novas ações, mantendo proporção semelhante de 19,3%. Esse cenário demonstra que as empresas ainda não conseguem reduzir o risco de judicialização em processos de demissão, mesmo ao introduzir novos fatores de avaliação.

“O índice de materialização, que mede a relação entre desligamentos e novas ações trabalhistas, vem se mantendo estável nos últimos três anos. Isso mostra que as empresas não têm conseguido alterar o padrão de litígios, mesmo quando adotam novos critérios de desligamento. No caso do Itaú, a ausência de alinhamento prévio com sindicatos e de comunicação transparente com os funcionários aumenta a probabilidade de processos individuais e coletivos, envolvendo pedidos de reintegração, horas extras e outras indenizações. Esse cenário reforça a importância de acordos coletivos que definam critérios objetivos e reduzam a chance de judicialização”, afirma Lucas Pena, CEO do Grupo Pact Insights.

Com base em análises periódicas do índice de materialização, uma metodologia que avalia a proporção entre desligamentos e novas ações trabalhistas, o Grupo Pact Insights projeta cenários de risco para empresas e oferece recomendações estratégicas. A proposta é apoiar organizações na adoção de práticas de desligamento mais transparentes, equilibradas e juridicamente seguras, fortalecendo o diálogo com trabalhadores e sindicatos.

Compartilhe:

Edit Template

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.