Pesquisa da IBM mostra expansão acelerada de investimentos em IA generativa no Brasil, que supera a média internacional
Um levantamento global do IBM Institute for Business Value revelou que 67% dos CEOs brasileiros já implementam ativamente agentes de inteligência artificial (IA) em suas organizações, superando a média internacional de 61%. Além disso, 59% dos executivos nacionais afirmaram estar preparando suas equipes para as mudanças culturais e operacionais trazidas por esses agentes de IA, segundo dados coletados entre fevereiro e abril de 2025 junto a 2.000 líderes de empresas de 33 países e 24 setores.
O estudo, apresentado durante o AI Forum 2025 organizado pela IBM, aponta que, em todo o mundo, os CEOs esperam que o crescimento dos investimentos em IA mais do que dobre nos próximos dois anos. No Brasil, 59% dos entrevistados priorizam casos de uso de IA com base no retorno sobre investimento (ROI) e 71% têm métricas claras para mensurar esse retorno. Ainda, 88% planejam manter ou acelerar o ritmo de transformação digital em 2025.
“Começamos discutindo como escalar a IA tradicional; então, surgiu a IA generativa e, agora, os agentes. Tudo isso em um intervalo de tempo muito curto. Preparar times e lideranças, estabelecer governança robusta e usar dados de forma responsável são essenciais para seguir competitivos”, analisa Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil. Ele reforça que a empresa apoia clientes na implementação de IA em toda a cadeia para impulsionar produtividade e crescimento sustentável.
Segundo a pesquisa, 63% dos CEOs brasileiros acreditam que os ganhos potenciais de produtividade da automação justificam a aceitação de riscos significativos para não ficarem para trás. Paralelamente, 61% admitem investir em tecnologias antes de compreender totalmente seu valor para não perder vantagem competitiva.
Outros destaques do levantamento no Brasil incluem:
-58% dos CEOs afirmam que a vantagem competitiva depende de quem desenvolver IA generativa mais avançada.
-46% aceleram a adoção de IA generativa em ritmo considerado desconfortável por parte de suas equipes.
-59% reconhecem a necessidade de tirar proveito de tecnologias em rápida evolução, mesmo que as pessoas ainda não estejam totalmente preparadas.
-69% afirmam que a IA modifica aspectos essenciais de seus negócios (“core”).
-71% consideram fundamental manter um grupo de líderes com profundo conhecimento estratégico e autoridade de decisão.
-76% dizem que flexibilidade orçamentária para iniciativas digitais é crítica para inovação e crescimento a longo prazo.
Metodologia
A pesquisa foi conduzida pelo IBM Institute for Business Value em parceria com a Oxford Economics, entrevistando 2.000 CEOs de 33 países e 24 setores entre fevereiro e abril de 2025. As perguntas abrangeram desempenho organizacional, prioridades estratégicas, desafios de inovação e adoção de tecnologias como IA, além de explorar liderança, estratégias de talentos, prontidão cultural para transformação, colaboração e questões regulatórias.
O IBM Institute for Business Value combina pesquisas globais e dados de mercado com a expertise de especialistas de referência para gerar insights que auxiliam líderes de negócios.