Natura lidera ranking Merco de melhor reputação corporativa pelo décimo ano consecutivo

Companhia ocupa o topo da lista pelo décimo primeiro ano consecutivo, reforçando seu compromisso com governança, transparência e impacto socioambiental positivo

A Natura reafirmou sua liderança no Ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), conquistando, pelo décimo primeiro ano consecutivo, o título de empresa com melhor reputação corporativa do Brasil. Desde a chegada do ranking ao país, em 2014, a multinacional de cosméticos ocupa a primeira posição, refletindo a consistência de sua estratégia empresarial baseada na transparência, governança e impacto positivo. Além disso, a Avon, parte do grupo Natura desde 2020, avançou duas posições em relação à edição anterior e agora está na 11ª colocação.

Para Ana Costa, Vice-Presidente de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura América Latina, a liderança mantida ao longo de mais de uma década reflete a consistência e a credibilidade da empresa. “Reputação é um vínculo de confiança que se estabelece através de consistência e credibilidade. É fruto de escolhas diárias de como fazer negócio de forma integrada, envolvendo capital financeiro, humano, social e ambiental. A busca consistente pela geração de impacto positivo em todas as relações que estabelecemos sempre norteou a maneira de fazer negócios da Natura. Quando vemos que nossos valores estão sendo reconhecidos, percebemos que estamos na direção certa”, afirma.

Entre as práticas adotadas pela empresa para medir e aprimorar seu impacto positivo está a ferramenta de gestão Integrated Profit & Loss (IP&L), que quantifica, em valores monetários, os efeitos das operações da companhia sobre o capital humano, social e ambiental. “Na última medição, para cada R$1 de receita, os negócios da Natura resultaram em R$2,7 de impacto socioambiental positivo. Ou seja, geramos um valor econômico quase três vezes superior à receita da empresa. Essa ferramenta expressa a nossa visão de perseguir resultados integrados, que geram valor para todos os nossos públicos de interesse”, explica Costa.

A executiva destaca ainda que o reconhecimento pelo Ranking Merco é motivo de orgulho, mas também reforça a responsabilidade da companhia em manter-se inovadora e coerente com seus valores. “Integrar as práticas reputacionais e socioambientais na estratégia de negócios faz parte de nosso propósito e compromisso com a sociedade. Nos desafiamos a ser, até 2050, um negócio regenerativo. Mais do que reduzir ou mitigar os impactos negativos de nossas atividades, entendemos que os negócios devem regenerar a vida em suas múltiplas dimensões: em indivíduos, comunidades, na natureza. Acreditamos que negócios só se tornam mais prósperos na medida em que a humanidade e natureza também prosperam”, conclui.

Metodologia do ranking

A Merco é uma instituição global especializada na avaliação reputacional de empresas e é reconhecida por sua atuação na América Latina e Espanha. O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa é o único monitor de reputação corporativa auditado do mundo, certificado pela KPMG de acordo com a norma ISAE 3000 e o código de conduta ICC/ESOMAR.

Utilizando uma metodologia multistakeholder, o ranking analisa a reputação das companhias a partir de seis avaliações e mais de duzentos indicadores. O processo envolve entrevistas com executivos de grandes empresas, especialistas de mercado e consumidores, permitindo uma visão abrangente do prestígio das marcas. Entre os critérios considerados estão a gestão de resultados, qualidade da oferta comercial, gestão de talentos, ética, governança e responsabilidade socioambiental.

Crédito imagem: Divulgação Natura

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.