Nestlé é líder em sustentabilidade no setor de alimentos e bebidas, na visão dos consumidores

Pesquisa aponta práticas sustentáveis da marca como referência em compromisso ambiental, social e de governança

A Nestlé Brasil é considerada a empresa mais comprometida com a sustentabilidade no setor de Alimentos e Bebidas do país, de acordo com a pesquisa “Ipsos ESG 360°: Percepções do Consumidor sobre Sustentabilidade”. Realizado pela Ipsos, o levantamento entrevistou 5.000 brasileiros e avaliou como os consumidores percebem as ações das empresas em relação aos impactos ambientais e sociais. A Nestlé se destacou amplamente nas três áreas do ESG – Ambiental, Social e Governança – que vêm se tornando cada vez mais cruciais no processo de decisão de compra dos consumidores.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (IPSE) da Ipsos Brasil, a Nestlé obteve resultados excepcionais nas categorias avaliadas. No eixo Ambiental, a empresa alcançou quase 80 pontos acima da média do setor de Alimentos e Bebidas e da média nacional das empresas analisadas. Em relação aos eixos Social e Governança, a Nestlé também superou as médias do setor e nacionais, com mais de 70 pontos a mais. Além disso, a pesquisa revelou que a Nestlé é a empresa mais confiável do setor, com três em cada quatro consumidores afirmando confiar na marca.

“Esse reconhecimento reforça duas frentes que estão entre nossas prioridades quando falamos de ESG. A primeira é Inovação. Nos provocamos o tempo todo a buscar diferentes ou novas formas de criar soluções sustentáveis que sejam acessíveis e escaláveis. E a segunda é a transparência, facilitada pela comunicação. É essencial facilitar o entendimento sobre o que estamos fazendo, para que a sustentabilidade não pareça confusa, distante e pouco acionável para as pessoas”, afirmou Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation e ESG da Nestlé Brasil.

A pesquisa também revelou que os consumidores valorizam práticas como a produção sustentável de matérias-primas e o uso de embalagens ecológicas. Em relação à fabricação de alimentos sustentáveis, 43% dos entrevistados apontaram a produção responsável de matérias-primas como um fator importante, enquanto 42% destacaram a utilização de embalagens ecológicas e 40% a importância do descarte adequado. Além disso, os consumidores consideraram decisivos atributos como o uso de materiais recicláveis (46%), o envolvimento com responsabilidade social (35%) e o respeito aos direitos trabalhistas (29%).

Compromisso com a sustentabilidade na cadeia produtiva

A Nestlé tem se dedicado a iniciativas inovadoras e pioneiras que visam transformar sua cadeia de produção em uma operação cada vez mais sustentável. A empresa estabeleceu uma meta ambiciosa para 2030: obter 50% de suas principais matérias-primas, como café, cacau e leite, de propriedades que adotem práticas regenerativas. Um dos programas emblemáticos dessa transformação é o Nestlé Cocoa Plan (NCP), que visa o desenvolvimento social, ambiental e econômico de produtores de cacau no Brasil. O NCP já conta com mais de 6.500 fazendas parceiras e busca garantir 100% de cacau sustentável até 2025.

Além disso, o programa Nature por Ninho, voltado para a cadeia do leite, apoia mais de 900 produtores no Brasil, com foco em bem-estar animal, uso sustentável da água e redução da pegada de carbono. A Nestlé também mantém o programa Cultivado com Respeito, que promove condições dignas de trabalho nas cerca de 1.500 propriedades de café parceiras, todas aplicando práticas de agricultura regenerativa.

Inovações em embalagens e redução do impacto ambiental

A Nestlé se comprometeu globalmente a reduzir em um terço o uso de plástico virgem em suas embalagens e garantir que 100% delas sejam projetadas para reciclagem ou reutilização até 2025. Como parte desse compromisso, a empresa lançou uma edição especial de KitKat com embalagem feita 100% de plástico reciclado certificado. Além disso, a Nestlé substituiu canudos plásticos nas embalagens de Nescau, e hoje todas as garrafinhas de bebidas prontas são produzidas com plástico reciclado, além de ter lacres contínuos e recicláveis, eliminando 35 milhões de tampas plásticas e 150 toneladas de plástico em um único ano.

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.