Evento online gratuito sobre Cannabis medicinal ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, com expectativa de mais de 8 mil profissionais da saúde
Os medicamentos à base de cannabis estão cada vez mais presentes na rotina de tratamento de milhares de brasileiros. Segundo o relatório da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (ABRACE), aproximadamente 430 mil pessoas utilizaram produtos à base de cannabis medicinal em 2023, um aumento de 130% em relação ao ano anterior, e seu uso terapêutico tem sido especialmente benéfico para tratar doenças como epilepsia refratária, dor crônica, esclerose múltipla e auxiliar no tratamento de pacientes oncológicos, reduzindo sintomas como náuseas e falta de apetite.
No Brasil, desde 2015, os profissionais de saúde no Brasil podem prescrever tratamentos à base de Cannabis de forma legal, sob a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Nesse cenário de expansão, que movimentou cerca de R$ 699 milhões em 2023, a plataforma Dr. Cannabis reafirma sua liderança no setor ao ultrapassar a marca de 10.000 alunos, e anuncia a 4ª edição online e gratuita do Congresso CNABIS.
O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro e trará uma programação ampla e especializada sobre os benefícios e aplicações terapêuticas da planta. Com mais de 20 painéis conduzidos por especialistas, a expectativa é de receber mais de 8.000 participantes, em uma programação que será dividida em quatro blocos temáticos.
O primeiro bloco apresentará uma introdução ao Sistema Endocanabinoide (SEC), discutindo funções, receptores e o acesso à Cannabis no Brasil. Já o segundo bloco abordará os fundamentos da Cannabis medicinal, com foco em prescrição, efeitos adversos, dosagem e aspectos legais. Este bloco é especialmente importante, já que menos de 1% dos médicos brasileiros utilizam a Cannabis como opção terapêutica, segundo estimativas. Além disso, incluirá palestras específicas para dentistas e abordará os aspectos legais e regulatórios na prática médica.
No dia 13, a abordagem será multidisciplinar, explorando a relação entre a Cannabis e a psicologia, saúde mental, nutrição, fisioterapia e longevidade, além de discussões mais avançadas sobre farmacologia e o uso de psicodélicos no tratamento de saúde mental, um tema crescente no Brasil e no mundo.
Entre os especialistas confirmados estão: Fabricio Pamplona, Doutor em Farmacologia e referência internacional no uso de derivados da Cannabis; Paula Dall Stella, membro do Núcleo de Cannabis Medicinal do Hospital Sírio-Libanês; e Emilio Figueiredo, advogado e cofundador da Rede Reforma, além de outros nomes renomados.
Educação de qualidade como motor da revolução terapêutica
O Congresso CNABIS não se restringe aos médicos e dentistas. Profissionais como da área da saúde, como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, também são convidados a participar das discussões. “Estamos convencidos de que uma revolução no uso medicinal da Cannabis passa necessariamente por uma educação de qualidade dos profissionais da saúde. O CNABIS deste ano contará com um time incrível de profissionais experientes na temática”, revela o Dr. Rafael Pessoa, Diretor Médico do Grupo Cannect e curador do CNABIS.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 08 de novembro, através do link oficial do evento.