Mercur completa centenário e evidencia cultura organizacional como pilar fundamental

Apenas 0,01% das empresas brasileiras chegam ao centenário, segundo dados da Associação Comercial de São Paulo

A Mercur, indústria nas áreas de saúde e educação, completa 100 anos, hoje, dia 11. Durante esta trajetória, a empresa familiar, situada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência, enfatiza a importância dos processos de aprendizagem e do compromisso com os relacionamentos que valorizam a vida. Hoje, com aproximadamente 700 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil, o posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta.

A introdução deste conceitos e práticas se deu em 2009, quando a empresa passou por uma significativa mudança na cultura organizacional, e passou a adotar um modelo de produção enxuto, mais ágil e menos burocrático, com foco nas pessoas, no cuidado e na preservação do meio ambiente, em constante alinhamento com as melhores práticas do mercado, além de ter adotado uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance).

Esta transformação permitiu uma busca por melhorias nos processos, além de promover um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar e o relacionamento com as pessoas colaboradoras. Atualmente a empresa apresenta um índice de turnover de 1,52%, evidenciando a eficácia de suas políticas de valorização e retenção de talentos. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa.

Conforme o Facilitador de Direção da Mercur, Jorge Hoelzel Neto, integrante da terceira geração da família, a coragem, a perseverança e a crença no propósito da Mercur fazem as pessoas mercurianas serem especiais. “Fazemos parte de um grupo seleto que acredita ser possível cocriar um mundo onde as pessoas possam ter voz e vez.” Atualmente, a indústria conta com mais de 700 pessoas colaboradoras e tem diversas ações voltadas para a valorização pessoal e profissional de suas equipes, que se dedicam diariamente à produção das históricas borrachas escolares, chegando nas soluções mais inovadoras para reabilitação em saúde.  

Em 2023, a Mercur lançou o Programa de Diversidade e Inclusão Somos+, que reflete o compromisso da empresa com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. A empresa destinou mais de 2,3 milhões de reais a benefícios de saúde, demonstrando cuidado com a saúde e bem-estar de suas equipes.  

Para além dos números, a Mercur demonstra que está comprometida em criar e manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo, ao buscar o aprimoramento contínuo e a valorização das pessoas que fazem parte de sua história. Essa trajetória e capacidade de transformação pode ser inspiração para outras organizações, afinal uma em cada quatro empresas abertas no Brasil fecha após apenas dois anos de atividade, segundo estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Fazer 100 anos desperta ainda mais consciência para a inovação. Nascemos de uma visão pioneira e isso fortalece tudo que fazemos”, finaliza Jorge.

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.