Foram vendidos 177.358 mil unidades de veículos leves eletrificados, com destaque para os 100% elétricos
De janeiro a dezembro de 2024, foram vendidos 177.358 veículos leves eletrificados, o que representa um aumento de 89% na comparação com o mesmo período de 2023 (93.927). Somente em dezembro, foram vendidos 21.634 carros. Na comparação com dezembro de 2023 (16.279), há um crescimento de 30%.
A venda de veículos elétricos leves no Brasil superou as expectativas do ano e a série histórica, ultrapassando a previsão de cerca de 160 mil unidades vendidas em 2024. Os dados foram divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), cuja previsão inicial era de que seriam comercializados cerca de 150 mil carros eletrificados até o final de dezembro.
A crescente adesão do consumidor se deve a múltiplos fatores. “Os veículos elétricos representam uma revolução no setor automotivo, oferecendo muitas vantagens, também em dirigibilidade. Além de mais sustentáveis, apresentam uma eficiência energética superior e maior economia, já que o custo de recarga é menor do que o de combustíveis convencionais. Outro fator importante para este crescimento está conectado ao aumento da disponibilidade da infraestrutura de recarga, seja nas cidades ou nas rodovias. As opções de eletropostos e eletrocentros aumentam a cada dia, com a presença de equipamentos 100% nacionais, muito competitivos e ultra tecnológicos” afirma o engenheiro Carlos Eduardo Ribas, Diretor Comercial do Lactec, um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil.
Mais que uma tendência, a mudança de comportamento do consumidor em direção aos veículos eletrificados traz vantagens financeiras e ambientais, além de ser uma forma de conceber cidades mais inteligentes, sustentáveis e com melhor qualidade de vida para seus cidadãos.
Investimento
O setor de carros elétricos continua em expansão global, mas seu modelo de negócios preconiza muito investimento visando o lançamento de novos produtos para este mercado em franca evolução.
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) selecionaram o Lactec como Centro de Competência em Smart Grid e Eletromobilidade para desenvolver tecnologias ligadas à redes elétricas inteligentes e eletrificação de veículos.
Os Centros de Competência têm como objetivo gerar conhecimento inovador e realizar pesquisa em áreas tecnológicas disruptivas e emergentes em temas na fronteira do conhecimento. O objetivo é ser uma referência em eletromobilidade, gerando soluções para recarga de veículos elétricos em diversas potências, desenvolver projeto de módulos de potência para carregadores rápidos e ultrarrápidos, sistemas de gestão e bilhetagem e de comunicação com o veículo (processo de recarga e monitoramento dos dados) e controle total da demanda para eletrocentros de recarga.
No início de 2025, o Lactec lançará para o mercado um eletrocentro, localizado em suas dependências, sendo este o mais tecnológico do Brasil, que além de prestar o serviço de recarga de veículos para a população, também servirá como um laboratório para o desenvolvimento de novas tecnologias.
O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Saneamento, Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há 65 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Ao longo da sua história, consolidou-se com a conclusão de mais de 500 projetos. Possui mais de 300 profissionais, entre mestres e doutores, com sólida experiência de mercado. Sua sede administrativa fica em Curitiba, onde estão instaladas outras quatro unidades tecnológicas com ampla infraestrutura de laboratórios para atendimento a diversos segmentos industriais, além da unidade localizada em Salvador-BA. O Lactec é Unidade Embrapii de Inteligência Embarcada e em 2023 tornou-se Future Grid, o Centro de Competência Embrapii em Smart Grid e Eletromobilidade.