TIM reforça diversidade com programa pioneiro de inclusão geracional

Iniciativa integra profissionais 50+ e incentiva troca de experiências entre gerações

No Mês Internacional das Pessoas Idosas, a TIM destaca o seu compromisso com a diversidade ao lançar o Programa de Inclusão Geracional, uma iniciativa que celebra e reforça a importância da diversidade etária no ambiente de trabalho. Com o objetivo de capacitar e integrar profissionais com 50 anos ou mais, o programa oferece trilhas de desenvolvimento que abrangem autoconhecimento, empoderamento profissional, transformação digital e novas tecnologias. A proposta faz parte da estratégia de Diversidade & Inclusão da operadora, promovendo uma cultura organizacional inclusiva e respeitosa para pessoas de todas as idades.

Superando a média de mercado, a TIM se destaca com 10% do seu quadro composto por profissionais 50+, enquanto a maioria das empresas de grande porte no Brasil conta apenas com 3% a 5% de colaboradores nessa faixa etária. Além disso, 20% dos cargos de liderança na operadora são ocupados por profissionais acima de 50 anos, reforçando a representatividade e a influência desses profissionais em posições estratégicas. “A TIM se orgulha em ser referência global em inclusão e diversidade, cuidando de todas as gerações, com a mesma atenção e respeito. Nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho onde cada pessoa, independentemente da idade, siga evoluindo na carreira, aprendendo novas habilidades e compartilhando conhecimentos”, destaca Alan Kido, Gerente Executivo de Cultura, Educação e Diversidade & Inclusão da TIM Brasil.

O programa ainda busca fomentar um ambiente colaborativo e enriquecedor, onde profissionais de diferentes gerações podem trocar experiências e compartilhar conhecimentos. Essa conexão intergeracional fortalece a inovação e a capacidade da TIM de enfrentar os desafios do futuro com uma perspectiva diversa. Em outubro, a TIM intensifica as ações de conscientização, promovendo palestras, comunicações internas e atividades voltadas à inclusão de profissionais com 60 anos ou mais, reforçando o valor da longevidade no ambiente de trabalho. “Foi incrível participar das oficinas do Programa de Inclusão Geracional! Muito intensas, cheias de novas ideias que nos levam a refletir e ponderar o quanto podemos renovar, inovar e crescer com um mundo de oportunidades em que as trocas entre as gerações podem proporcionar”, exclama Marlene Gomes, colaboradora da TIM.

Dados recentes mostram que aproximadamente 26% da população brasileira tem 50 anos ou mais, sendo 20% economicamente ativa. Contudo, ainda há um estigma no mercado de trabalho em relação à adaptação de profissionais mais velhos às novas tecnologias e ao ambiente digital. Ao integrar profissionais 50+ em seu quadro e promover o desenvolvimento digital desse grupo, a TIM combate esses estereótipos, conforme afirma Alan Kido: “Com o Programa de Inclusão Geracional, aceleramos o desenvolvimento digital e potencializamos o talento de nossas pessoas a partir de 50 anos, sem reforçar estereótipos e respeitando a história e experiência de cada pessoa. Porque acreditamos que, ao valorizarmos a diversidade etária, fortalecemos nossa cultura inclusiva e construímos um futuro mais sustentável e inovador para a TIM”.

A TIM conquistou recentemente reconhecimento internacional por suas práticas inclusivas, alcançando o 2º lugar global no FTSE Russell D&I Index 2024, que avalia a inclusão e a diversidade em empresas globais de capital aberto. Entre 15.500 companhias avaliadas, a operadora destacou-se também como a mais inclusiva no setor de telecomunicações, sendo líder entre as empresas brasileiras. Integrando importantes índices de sustentabilidade e inclusão como o S&P/B3 Brasil ESG e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), a TIM segue como pioneira em iniciativas que promovem um ambiente de trabalho mais diverso e responsável. 

“Como uma profissional 60+, participar do programa foi uma experiência enriquecedora com tantos temas essenciais para o futuro do trabalho. Entendi todo o poder que a inteligência artificial e a análise de dados desempenham no futuro dos negócios, e como essas tecnologias podem ser aliadas no processo de inovação e tomada de decisões”, elogia Maria Amélia Galhardo, colaboradora da TIM.

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.