Projeto em parceria com Mulheres Positivas e CMI Business Transformation busca acelerar carreiras e ampliar a presença feminina no setor tech
Para impulsionar a carreira de mulheres no setor de tecnologia, a TIM lança um novo programa de mentoria externa em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas, a CMI Business Transformation e outras empresas de referência no setor. A iniciativa reforça o compromisso da operadora com a equidade de gênero e visa capacitar profissionais de nível pleno e sênior, promovendo trocas de experiências e construção de redes de apoio.
O programa, uma evolução da Mentoria Intercompany iniciada em 2021, já impactou mais de 440 mulheres em diferentes segmentos. Com foco em tecnologia, a nova edição começa em maio e se estenderá por sete meses, proporcionando um percurso estruturado de autoconhecimento, networking e desenvolvimento de competências digitais.
A mentoria contará com 15 duplas formadas por mentoras e mentoradas, que participarão de 10 sessões online, além de rodas de conversa sobre carreira e desenvolvimento profissional. As mentoras selecionadas são líderes sêniores ou executivas da TIM e de empresas de tecnologia, com mais de 10 anos de experiência no mercado.
“Com o novo projeto de mentoria, estamos criando oportunidades reais para que mulheres possam se desenvolver, liderar e construir o futuro da tecnologia. Conectar conhecimentos e histórias é um movimento capaz de transformar realidades e fortalecer redes de inspiração e confiança. A partir dessa oportunidade de desenvolvimento profissional, tenho a certeza de que as participantes poderão ampliar a visão de carreira e construir juntas um legado de empoderamento, sororidade e inovação”, afirma Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
Fabi Saad, fundadora do Mulheres Positivas, destaca a importância da iniciativa: “A equidade de gênero na tecnologia é um desafio global, e iniciativas como essa são fundamentais para acelerar a presença feminina no setor. Criar conexões e oferecer mentoria para mulheres que querem crescer na área de tecnologia é uma forma concreta de impulsionar mudanças e abrir novas portas para futuras líderes”.
A segunda fase do projeto está prevista para o segundo semestre, e tem os objetivos de ampliar impacto para outros setores, como o agronegócio, e reforçar o compromisso da TIM com a equidade de gênero em diferentes áreas da economia.
Como participar da mentoria
O programa é voltado para mulheres de nível pleno, com três a seis anos de experiência em tecnologia ou em transição para a área. As inscrições podem ser feitas até 07 de abril, pelo hotsite TIM Mulheres em Tecnologia. O processo seletivo garantirá um matching estratégico entre mentoras e mentoradas, promovendo a melhor experiência de desenvolvimento possível. O projeto contará com a gestão técnica da CMI Business Transformation, que será responsável por estruturar as duplas de mentoria e garantir uma conexão eficiente entre perfis complementares.
Além da mentoria, as participantes terão acesso a uma comunidade exclusiva, rodas de conversa e cursos no aplicativo Mulheres Positivas. Mesmo quem não for selecionada para o programa principal receberá acesso a conteúdos de desenvolvimento e uma licença premium do app, que inclui podcasts, cursos e várias ferramentas para impulsionar a carreira.
O compromisso da TIM com a equidade de gênero
A TIM lidera a implementação do 5G no Brasil e é reconhecida por suas práticas ESG, integrando importantes índices de sustentabilidade e equidade, como o Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg. A operadora também figura no Sustainability Yearbook da S&P e foi a primeira do setor a obter a certificação ISO 37001 de combate ao suborno. Com iniciativas como a Mentoria para Mulheres em Tecnologia, a empresa reforça seu compromisso de impulsionar a participação feminina no mercado tech, criando oportunidades concretas para o desenvolvimento profissional e a inclusão.