Startup de ex-Rappi e ex-DogHero automatiza rotinas trabalhistas com agentes de IA e já economizou 5 mil dias úteis em tarefas manuais
A startup brasileira Tako, especializada em sistemas de inteligência artificial voltados à gestão de pessoas, acaba de dar um passo decisivo para transformar rotinas corporativas. A empresa, criada por Sebastián Mejía (cofundador da Rappi) e Fernando Gadotti (cofundador da DogHero), anunciou a captação de uma rodada Série A de R$ 100 milhões. O investimento foi liderado pela Ribbit Capital, com participação da Andreessen Horowitz (a16z) e da ONEVC.
O novo aporte será usado para acelerar o desenvolvimento de agentes de IA integrados à plataforma da Tako, que já é utilizada por empresas como Warren, Tractian e SouSmile. Os agentes são capazes de interpretar regras trabalhistas brasileiras e automatizar tarefas complexas como fechamento de folha de pagamento, conformidade e revisão de dados. Ao todo, a plataforma da Tako já processou mais de R\$ 1 bilhão em folhas e eliminou o equivalente a 5.000 dias úteis de trabalho manual.
“Resolvemos um dos problemas mais onerosos e paralisantes para negócios no país: um sistema regulatório que consome tempo, dinheiro e energia de quem está construindo empresas”, afirma Fernando Gadotti, CEO da Tako. “Com uma plataforma que integra folha de pagamento e agentes de IA, libertamos nossos clientes para focar em inovação e crescimento, não em burocracia.”
Com experiência acumulada no universo das startups e uma visão voltada à produtividade, os fundadores buscaram resolver uma dor crônica do mercado brasileiro: o alto custo operacional causado pela complexidade da legislação trabalhista. “É um problema complexo para resolver, que requer a equação perfeita com talentos fora da curva, capacidade técnica, um novo jeito de fazer computação com IA, horizonte de longo prazo e investidores certos. A Tako tem todos esses fundamentos”, comenta Sebastián Mejía. “A resiliência dos empreendedores brasileiros impressiona. Eles merecem um jeito melhor de operar.”
Os agentes da Tako combinam a infraestrutura da folha de pagamento com LLMs (modelos de linguagem), regras específicas da CLT e dados contextuais de cada empresa. Essa combinação permite que os sistemas operem continuamente, identifiquem inconsistências e só envolvam operadores humanos quando realmente necessário.
A primeira solução lançada foi o Agente de Folha, que já realiza consultas em linguagem natural como “qual o custo do time de vendas este mês?” e “quem tem direito ao bônus?”. Entre os benefícios observados pelas empresas estão:
Eficiência operacional: automatiza lançamentos como horas extras, bônus, comissões e descontos;
Segurança jurídica: identifica erros em tempo real, antes do fechamento da folha;
Decisões com dados: gera respostas instantâneas com base nos contratos e políticas internas.
A Tako atende desde empresas de médio porte até grandes corporações, com uma proposta flexível de integração. Para operações menores, a solução é oferecida de ponta a ponta; já em grandes empresas, os agentes são incorporados aos sistemas existentes, centralizando dados e gerando análises estratégicas automatizadas.
Além do Agente de Folha, a empresa prevê o lançamento de novos agentes voltados a pagamentos, compliance, benefícios e políticas internas, ampliando ainda mais a automação das operações de RH. “A infraestrutura de software que até hoje as empresas usavam foi construída para um mundo que não existe mais. O que a gente está fazendo na Tako não é adaptar a IA a esse modelo, mas criar um novo, do zero, que se adapta às necessidades de cada empresa, libertando-as do labirinto de processos”, finaliza Gadotti.