Nova tecnologia reduziu em até três vezes o tempo de liberação de créditos e já está disponível em todo o sistema da instituição financeira cooperativa
O Sicredi implementou uma solução que combina Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) para agilizar a análise de documentos nos processos de crédito de consórcios de bens novos com registro. A inovação, que já está em operação em todo o sistema, reduziu o tempo médio de análise de seis para aproximadamente dois dias.
O movimento acompanha o crescimento da instituição. Só em 2024, foram R$ 14,9 bilhões em créditos de consórcio comercializados, um avanço de 31,9% em relação ao ano anterior. Hoje, o Sicredi administra R$ 57,8 bilhões em créditos, consolidando-se como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil em cotas sob gestão.
A nova tecnologia funciona em duas etapas: o OCR faz a extração dos dados brutos dos documentos e a IA interpreta, corrige, valida regras de segurança de negócio e decide sobre o aceite documental. O sistema é retroalimentado a partir dos dados enviados, tornando-se progressivamente mais eficiente.
O projeto foi conduzido em fases que incluíram estudo de viabilidade, definição de tecnologias, desenvolvimento, homologação e projeto piloto. Entre abril e junho deste ano, 17 cooperativas participaram do piloto, que resultou em 357 pagamentos liberados e mais de R$ 38 milhões em créditos pagos com o suporte da IA.
“A Inteligência Artificial é uma tecnologia que serve como ferramenta de trabalho, nos auxilia a melhorar a experiência sobre os processos, gerar eficiência e identificar oportunidades de negócio. Com esta automação, melhoramos a experiência dos nossos associados, reduzimos a carga operacional no dia a dia das nossas equipes e potencializamos o tempo do nosso gerente de negócio para reforçar o nosso diferencial que é o relacionamento próximo e humano”, afirma Thiago Rossoni, diretor de Produtos e Serviços do Sicredi,.
A adoção da tecnologia reforça a estratégia da instituição de unir eficiência e atendimento humanizado. O Sicredi estuda agora a possibilidade de expandir o uso do OCR e da IA para outros processos internos.

