Empresa reforça compromisso global com transparência, inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias abertas
A Red Hat anunciou oficialmente seu apoio aos Princípios de Código Aberto das Nações Unidas (ONU), um conjunto de diretrizes criado para incentivar a colaboração, a adoção de código aberto e a construção de soluções tecnológicas mais inclusivas e sustentáveis em escala global.
As oito diretrizes foram elaboradas pela comunidade Open Source United, no âmbito da Digital Technology Network do Conselho de Chefes Executivos da ONU. Elas buscam consolidar o código aberto como abordagem padrão em projetos, estimular a participação ativa no ecossistema, priorizar a segurança em softwares, empoderar indivíduos e comunidades e desenvolver soluções adaptadas às necessidades em constante transformação.
De acordo com a Red Hat, os princípios estão alinhados à forma como a companhia atua no desenvolvimento de tecnologias open source. A empresa ressalta que criar em comunidade, contribuir ativamente e fortalecer ecossistemas inclusivos e sustentáveis são pilares de sua estratégia de inovação.
“Acreditamos que a melhor tecnologia sempre nasce da colaboração aberta. Apoiar os Princípios de Código Aberto da ONU é uma extensão natural do que já praticamos há anos: construir soluções colaborativas, transparentes, seguras e escaláveis, que beneficiam não apenas empresas, mas também governos e a sociedade como um todo”, afirma Shuchi Sharma, vice-presidente do Open Source and AI Program Office da Red Hat.
Grande parte das soluções da empresa, desde sua principal plataforma Linux corporativa até inovações recentes em inteligência artificial, como o Red Hat AI Inference Server, são desenvolvidas a partir de projetos upstream, em conjunto com comunidades open source.
O mercado de tecnologia, que inicialmente demorou a adotar soluções abertas, tem ampliado a adesão a cada ano. Pesquisa da Open Source Initiative revelou que 96% das empresas entrevistadas relataram aumento ou manutenção do uso de software open source no último ano, confirmando sua consolidação como modelo estratégico.
“Os princípios da ONU estão em linha com essa realidade e o vasto alcance de sua influência é extremamente positivo quando se trata de democratizar a participação e a inovação do código aberto em todo mundo. Eles reconhecem que o open source é mais do que código: consiste em construir sistemas confiáveis e oferecer meios para que governos e instituições globais apresentem transparência, sustentabilidade e responsabilidade”, reforça Shuchi.
Com a adesão, a Red Hat passa a integrar um grupo de líderes que inclui organizações como a própria Open Source Initiative. Além de apoiar os princípios, a companhia também participará de programas e eventos relacionados, como a Semana do Código Aberto da ONU, consolidando sua posição como parceira estratégica na missão de tornar a tecnologia aberta um pilar de transformação global.