De 2021 a 2025, participação feminina na Nissan Brasil passou de 19% para 24%, com destaque para o salto de 9,6% para 21% no Complexo Industrial de Resende
Criado em 2021 como um espaço de diálogo voltado inicialmente para jornalistas e influenciadoras, o Nissan Mulheres chega à sua quinta edição consolidado como iniciativa pioneira no setor automotivo para debater diversidade, equidade e inclusão. O evento, realizado em São Paulo, reuniu cerca de 100 convidados, entre eles 48 jornalistas e influenciadores de diferentes estados, além de funcionárias, concessionários e, pela primeira vez, homens convidados para compor as discussões.
Com o tema “transformação”, a edição de 2025 reforçou o propósito da Nissan de promover conversas que resultem em mudanças concretas. “A indústria, a Nissan e a sociedade vivem momentos de transformação e, por isso, é natural que esse evento também siga evoluindo e se transformando. Então, essa foi a palavra escolhida para servir de base para nossas conversas. Acreditamos que a empresa mais diversa, equitativa e inclusiva traz benefícios para todos, para a sociedade e para ela mesma, já que vários estudos comprovam que uma empresa mais diversa e inclusiva é mais criativa e competitiva. Assim, seguimos nossa jornada de transformação e celebramos os cinco anos do Nissan Mulheres”, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.
Nos últimos cinco anos, a empresa ampliou significativamente a presença feminina em seus quadros. Entre 2021 e 2025, a participação de mulheres no total de funcionários da Nissan Brasil subiu de 19% para 24%. No Complexo Industrial de Resende (RJ), o índice passou de 9,6% para 21%.
Escuta ativa e inclusão de novas vozes
Segundo Mila Poli, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil, a evolução do evento reflete a própria estratégia de diversidade da companhia. “Nesta edição, abrimos espaço para novas vozes, seguindo uma observação feita no nosso encontro do ano passado: nós, mulheres, já sabemos a importância de estarmos inseridas nesse universo, então estava na hora de trazer os homens para participarem dessa conversa. Ampliamos o debate, porque entendemos que diversidade não é sobre separar, é sobre somar. Aqui, cada história importa, cada escuta conta, cada olhar amplia o futuro. É o que fazemos na Nissan e é o que queremos incentivar.”
O evento incluiu dois painéis de discussão. O “Diálogos que Transformam” reuniu Luciana Herrmann, diretora de Comunicação Corporativa da Nissan América Latina; Paula Lima, cantora e presidente da União Brasileira dos Compositores; Guilherme Valadares, diretor de pesquisa do Instituto Papo de Homem; e a própria Mila Poli. O grupo discutiu desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, a importância da voz ativa e o papel dos aliados.
Já o painel “Um setor que se Transforma” debateu tendências do setor automotivo, com foco na experiência dos clientes, uso de novas tecnologias e expectativas do consumidor brasileiro. Participaram Gonzalo Ibarzábal (Nissan do Brasil), Lara Guedes (Google Brasil), Daniela Klaiman (FutureFuture) e Rogério Louro (Nissan do Brasil).
Para encerrar a celebração dos cinco anos do Nissan Mulheres, Paula Lima realizou um show especial para os convidados.