Montes Claros (MG) será o novo foco de expansão, com crescimento da produção de cápsulas e modernização das operações no canal food service
A Nestlé anunciou um investimento de R$ 500 milhões para ampliar a produção da marca Nescafé no Brasil, com foco na planta de Montes Claros (MG). O objetivo é impulsionar a capacidade produtiva de cápsulas de café, um segmento em plena ascensão no varejo alimentar e no canal de alimentação fora do lar (food service). O investimento faz parte do plano de R$ 1,5 bilhão da empresa para expandir suas operações no país até 2028.
Segundo dados da Nielsen, o café está presente em 98% dos lares brasileiros e é considerado essencial para 80% da população. Atenta às mudanças de comportamento do consumidor e à valorização da conveniência, qualidade e experiência, a Nestlé aposta na diversidade de consumo da bebida como motor de crescimento.
“Acreditamos no potencial do Brasil como polo estratégico de produção e consumo de café, dentro e fora de casa. Os investimentos previstos até 2028 reforçam nosso compromisso em oferecer produtos que deverão impactar positivamente toda a cadeia, da fazenda ao consumidor”, afirma Valéria Pardal, diretora executiva de Cafés da Nestlé Brasil.
A nova fase da expansão será concentrada na unidade de Montes Claros, que ganhará um moderno parque de produção de cápsulas de café. A planta passará a operar com metas de sustentabilidade ambiciosas: sem captação de água da natureza, sem envio de resíduos para aterros e com estratégias de neutralização de emissões líquidas de gases de efeito estufa. Com a ampliação, a unidade mineira terá capacidade para produzir até **1 bilhão de cápsulas por ano**, atendendo também à crescente demanda de países da América Latina.
Crescimento no food service
O plano de investimentos da Nestlé também contempla o segmento de food service, por meio da ampliação e modernização das máquinas da divisão Nestlé Professional. Atualmente, essas máquinas são responsáveis por servir aproximadamente 700 mil xícaras de café por dia fora do lar. Com o novo aporte, a expectativa é ultrapassar 250 milhões de doses anuais.
“Estamos vivendo uma transformação na forma como o brasileiro consome café. Há uma valorização crescente da qualidade, do prazer e da conveniência. Nossas soluções refletem essa mudança e ampliam o alcance da marca com experiências únicas e personalizadas”, destaca José Argolo, diretor executivo de Nestlé Professional.
De acordo com o executivo, o Brasil já abriga o maior parque de máquinas Nescafé Professional da Nestlé no mundo, e a meta é ampliar esse número em 30% até 2026. “Com isso, mais pessoas terão acesso aos diferentes sabores e experiências com café em cápsula, tendo consistência no preparo, tecnologia de ponta e serviço especializado”, completa Argolo.