Rede especializada na banoffee aposta em baixo custo de operação, alta rentabilidade e estratégias de inovação para atrair empreendedores
O Nanica Brasil, rede especializada na tradicional torta banoffee e que tem o ator e apresentador Tiago Abravanel como um dos sócios, está expandindo sua presença no estado do Rio de Janeiro. A marca anunciou a abertura de novas oportunidades de franquia nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, oferecendo um modelo compacto de operação voltado tanto para quem busca o primeiro negócio quanto para investidores que desejam diversificar sua atuação.
Presente em mais de 60 cidades e com faturamento de R$ 53 milhões em 2024, o Nanica aposta em um formato inspirado na unidade de Pinheiros, em São Paulo, que utiliza espaços de 40 m² a 50 m². Esse modelo reduz custos fixos, aumenta a agilidade da operação e demanda investimento inicial a partir de R$ 280 mil, já incluindo cozinha, equipamentos e ambientação. O prazo estimado de retorno varia de 18 a 30 meses.
“É um negócio que une simplicidade operacional e alto potencial de retorno. O franqueado conta com suporte completo desde o treinamento até a gestão de estoque, marketing e processos, além de trabalhar com um produto que já tem forte apelo de marca”, afirma Thais Costa, CEO do Nanica.
O modelo de negócio é baseado em vendas no balcão e delivery, permitindo que o cliente consuma no local ou receba em casa. Além da clássica banoffee, o cardápio traz variações como Monoffee e Uvoffee, além de bebidas e opções salgadas. Para alavancar resultados em datas sazonais, a marca aposta em lançamentos exclusivos como o Panetoffee, ovos de Páscoa de colher e biscoitos especiais.
Outra frente de crescimento está nas colaborações estratégicas, que já geraram produtos em parceria com marcas como Los Los, Oreo e Paçoquita. Essas iniciativas ampliam o portfólio e atraem novos consumidores.
O Nanica também investe em marketing de influência e já contou com nomes como DivaDepressão, protagonista da campanha de Dia dos Namorados; Bomtalvão, responsável pelo anúncio do fondue e do Copo da Felicidade; e Lucas Rangel, que experimentou o Panetoffee em primeira mão. A marca ainda aposta em colaborações fora do setor alimentício, como a linha de roupas criada em parceria com a Overcome, e no uso do seu mascote para fortalecer a conexão com os consumidores.
Fundado em 2018 por Leonardo Macedo e Tito Barcellos, o Nanica começou como uma pequena operação artesanal em São Paulo e rapidamente conquistou o público. A entrada de Tiago Abravanel como sócio e, posteriormente, da holding SMZTO, de José Carlos Semenzato, investidor conhecido do Shark Tank Brasil, que acelerou a expansão da rede. Com gestão profissionalizada e operação enxuta, o Nanica tem como meta encerrar 2025 com 80 unidades, consolidando-se em mercados estratégicos como Goiás e novas regiões do país.