Relatório de Impacto aponta que ecossistema da companhia movimentou volume equivalente a 3,2% do PIB em 2024
O Mercado Livre divulgou os resultados do Relatório de Impacto O Melhor do Brasil, elaborado em parceria com a Euromonitor International, que mede o impacto social e econômico de seu ecossistema. Os dados consolidados de 2024 revelam que 5,8 milhões de empreendedores e pequenas e médias empresas (PMEs) movimentaram R$ 381 bilhões por meio da plataforma, valor comparável a 3,2% do PIB brasileiro.
Para 59% das PMEs que operam no marketplace, as vendas realizadas no Mercado Livre foram a principal fonte de receita. No ano passado, mais de R$ 90 bilhões em vendas foram gerados apenas por esse segmento. O impacto também se refletiu na geração de empregos: mais de 111 mil postos de trabalho surgiram diretamente das PMEs que atuam no marketplace. Considerando ainda os empregos diretos da companhia e os indiretos da cadeia logística, foram criados, em média, 20 novos postos de trabalho por hora.
O banco digital Mercado Pago teve papel decisivo nesse resultado. De acordo com o relatório, 60,5% das PMEs que adotaram a solução em 2024 relataram aumento nas vendas, e três em cada cinco negócios já utilizam a plataforma como principal meio de pagamento.
“O relatório evidencia como o Mercado Livre vem cumprindo sua missão de democratizar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros, encurtar distâncias e ampliar oportunidades. Mais do que números, os dados refletem histórias reais de transformação vividas por milhões de brasileiros que empreendem e crescem junto com a plataforma. Esse Brasil empreendedor está no coração do nosso ecossistema, gerando desenvolvimento e crescimento. Afinal, o que nos move é isso: entregar todos os dias o melhor do Brasil, dentro e fora da nossa plataforma”, afirmou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Metodologia
O Relatório de Impacto O Melhor do Brasil foi desenvolvido pela Euromonitor International em colaboração com o Mercado Livre. A pesquisa utilizou metodologia mista, que incluiu mais de 7.700 entrevistas com PMEs e empreendedores ativos no marketplace e no Mercado Pago; análise de dados internos sobre vendas, atividade financeira e geração de empregos; entrevistas qualitativas com operadores logísticos; além de pesquisa secundária em fontes externas para mensurar os efeitos micro e macroeconômicos.