Livro valor do branding revoluciona a gestão de marcas, as negociações e gera valor ao acionista

Eduardo Tomiya apresenta metodologias de avaliação e casos práticos que mostram a relevância do branding em grandes negociações

O livro “Valor do Branding”, escrito por Eduardo Tomiya, promete transformar a compreensão sobre a gestão de marcas e seu impacto no valor acionário. Tomiya, um dos maiores especialistas no assunto no Brasil, aborda de forma clara como o valor da marca pode influenciar transações corporativas significativas e destaca a necessidade de monitorar esse ativo com uma abordagem tanto quantitativa quanto analítica.

A obra discute a utilização de métricas de valor de marca em um cenário econômico em constante mudança, enfatizando a importância das ferramentas analíticas, mesmo em um mundo marcado pela Inteligência Artificial. Segundo Tomiya, essas ferramentas, aliadas à pesquisa de mercado, são essenciais para avaliar a saúde da marca e seu reflexo no valor para os acionistas, influenciando decisões críticas como fusões e aquisições, permanência de marcas no mercado e registro de patentes.

O autor ressalta a evolução das metodologias de branding, que, há anos, se concentravam apenas na força da marca. “O tema evoluiu muito e, hoje, há uma metodologia bem estruturada de brand score card que acompanha, além da força, o crescimento e o status financeiro da marca”, explica Tomiya.

“Valor do Branding” orienta o leitor na construção e gestão eficaz do valor da marca, através do acompanhamento de métricas e da análise de branding, além de apresentar ferramentas que facilitam esse processo. Com quase 30 anos de experiência, Tomiya demonstra como uma marca bem estruturada e monitorada pode impactar diretamente as decisões de negócios de CEOs e gestores em todo o mundo.

O livro também aborda questões fundamentais sobre branding, como a relação entre a metodologia de valuation e as operações entre empresas, além de como os ativos intangíveis são associados às expectativas de lucros futuros e contabilizados em transações. Para isso, Tomiya apresenta casos de sucesso e fracasso, como os de Klabin, Hospital Sírio-Libanês e Casa & Vídeo, analisando também a aquisição da marca Snapple pela Quaker nos anos 90 e sua recuperação subsequente.

Eduardo Tomiya é engenheiro e mestre de produção pela Escola Politécnica da USP, criador da pesquisa “As Marcas mais Valiosas do Brasil”, realizada anualmente desde 2003. Ele já atendeu importantes corporações na América Latina, ajudando-as a mensurar seus ativos intangíveis e a integrá-los em operações de grande escala.

A obra conta com o prefácio de Silvia Quintanilha, diretora de insights da TM20 Branding, que elogia a forma como Tomiya simplifica conceitos complexos. “O livro traz conceitos complexos de forma simples, e ainda aproveita para reforçar com todos os profissionais, atuais e futuros, a importância de construir, nutrir, fortalecer e valorizar as marcas, ativo intangível dos mais importantes para as corporações e empresas”.

“Valor do Branding” é, portanto, uma leitura indispensável para aqueles que desejam entender como quantificar, posicionar, diferenciar e gerar valor para suas marcas e acionistas. 

Os interessados podem encontrar o livro disponível em plataformas como www.amazon.com.br e www.martinsfontespaulista.com.br.

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