JCDecaux lança OOH com acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Iniciativa “OOH Para Todos” utiliza inteligência artificial para audiodescrição de anúncios em mobiliário urbano no metrô de São Paulo

Com o objetivo de tornar a comunicação urbana mais acessível, a JCDecaux, líder global em mídia Out of Home (OOH), lançou o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios para pessoas com deficiência visual. Desenvolvida em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Bizsys, a tecnologia permite que campanhas publicitárias sejam ouvidas automaticamente por usuários de bengala que transitam pela Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.

A iniciativa, batizada de “OOH Para Todos”, foi criada pela Euphoria Creative e conta com a participação de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo. O projeto visa quebrar barreiras na comunicação e promover uma experiência mais inclusiva nos espaços públicos.

“Pessoas com deficiência visual querem se sentir parte da cidade, acessar informações e saber que as marcas realmente se importam e dialogam com elas. Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e tornar a comunicação urbana mais acessível e democrática”, destaca Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A tecnologia, desenvolvida pela Bizsys, utiliza inteligência artificial para reconhecer a bengala de pessoas com deficiência visual, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios exibidos nos totens digitais. Com ativação até o fim do mês, a ação tem potencial para impactar mais de 180 mil pessoas diariamente.

“A gente acredita que as informações da cidade devem impactar a todos, sem exceção. Por isso, desenvolvemos essa nova ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir as promoções, ofertas, lançamentos e tudo de mais interessante que a propaganda tem para oferecer. Afinal, elas também são consumidores das marcas anunciantes”, comenta Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative.

A CEO da JCDecaux no Brasil, Ana Célia Biondi, reforça o compromisso da empresa com a inclusão social: “Estamos sempre em busca de soluções que promovam o desenvolvimento social, prestem serviços para a população e tornem as cidades mais acolhedoras para todos. Criar ambientes inclusivos é fundamental para valorizar e integrar as pessoas na sociedade.”

Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys, destaca os desafios e avanços da tecnologia utilizada no projeto. “Nosso maior desafio foi contribuir para criar uma tecnologia que fosse ao mesmo tempo precisa e invisível para o usuário, sem exigir que as pessoas com deficiência tivessem que interagir com dispositivos ou aplicativos extras. A inteligência artificial que desenvolvemos é sensível o suficiente para identificar a bengala em meio ao movimento urbano e acionar o áudio de forma automática e instantânea. Ver essa tecnologia funcionando na prática, com pessoas reais se beneficiando dela, nos dá a certeza de que estamos contribuindo para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas.”

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.