Nova ferramenta analisa dados reais de vídeos para mapear comportamentos culturais nos setores de beleza, varejo, finanças, alimentos e bebidas
A Winnin, plataforma especializada em inteligência cultural, acaba de lançar o Industry Watch: Cultural Hubs powered by Winnin, uma solução que oferece dados estratégicos baseados no consumo real de vídeos online para auxiliar marcas a entenderem e acompanharem o comportamento cultural de seus públicos.
O objetivo da nova ferramenta é oferecer às empresas uma visão aprofundada sobre onde está a atenção dos consumidores em cinco grandes segmentos: Beleza & Cuidados Pessoais, Varejo, Finanças, Alimentos e Bebidas. Cada um desses setores conta com um hub próprio que funciona como uma landing page com dados e insights em tempo real.
“Na era da atenção, existem vencedores e perdedores. E quem está vencendo esse jogo são as marcas que entendem como ser relevante para suas audiências, de forma contínua, construindo comunidades engajadas em torno delas”, afirma Gian Martinez, cofundador e CEO da Winnin. “E é justamente para apoiar essas marcas que o Industry Watch foi criado.”
A plataforma reúne dados captados diretamente de vídeos que estão sendo assistidos, curtidos e compartilhados. Com isso, permite uma leitura mais precisa e atual do que realmente está movimentando o interesse dos consumidores. A proposta é fugir das análises tradicionais que se baseiam apenas no que os consumidores dizem, focando no que eles de fato consomem.
Entre os recursos oferecidos dentro dos hubs estão:
– Share of Attention™ das marcas: identifica quais empresas estão dominando o espaço cultural em suas categorias e como outras se posicionam nesse contexto;
– Engajamento em vídeo: mostra os temas, formatos e abordagens que geram maior conexão com o público;
– Formatos mais populares: revela o desempenho de conteúdos como Shorts, ASMR, Lives e Vlogs em cada segmento;
– Retrato da audiência: traça o perfil dos consumidores, seus interesses e comportamentos;
– Insights acionáveis: oferece informações práticas para aplicação imediata em estratégias de marketing, desde o briefing até a mensuração de performance.
“Com o Industry Watch: Cultural Hubs powered by Winnin, estamos oferecendo uma lente poderosa para que marcas naveguem esse cenário com dados reais, clareza e agilidade. É o futuro do marketing cultural, agora acessível e acionável”, completa Leonor Militão, coordenadora de Marketing de Conteúdo da Winnin.
A inteligência por trás da solução é fruto da IA proprietária da Winnin, desenvolvida integralmente pela empresa e capaz de analisar o comportamento de consumo de vídeos em tempo real. A tecnologia já mapeou mais de 600 mil nichos, proporcionando uma leitura precisa sobre as dinâmicas culturais em diferentes setores da economia.
Desenvolvido especialmente para Diretores de Marketing e Profissionais de Insights, o Industry Watch permite que as marcas criem estratégias mais eficazes e culturalmente alinhadas com os hábitos de consumo contemporâneos.