Parceria com a Escola de Negócios da Favela vai selecionar até dez empreendimentos para capacitação e acesso a investidores
O Grupo HEINEKEN, por meio da sua plataforma de inovação HEINEKEN Spin, acaba de abrir inscrições para o programa de aceleração Negócios de Responsa, iniciativa voltada a empreendedores do setor de bebidas nas favelas e periferias da cidade de São Paulo. Desenvolvido em parceria com a Escola de Negócios da Favela (ENF), o programa tem como foco negócios que atuam na produção, comercialização ou prestação de serviços envolvendo bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
A proposta é impulsionar marcas locais por meio de capacitação empreendedora, apoio estratégico e incentivo a práticas sustentáveis. Com início previsto para agosto, a jornada de aceleração terá duração aproximada de seis meses e será composta por workshops, mentorias e visitas técnicas aos centros de produção do Grupo HEINEKEN em Jacareí, Campos do Jordão e Itu, no interior paulista.
Durante a formação, os participantes terão acesso a módulos como diagnóstico da maturidade do negócio, ferramentas de gestão e planejamento, marketing digital e branding, estratégias de crescimento e sustentabilidade, além de formalização e aspectos legais. As mentorias ocorrerão presencialmente no escritório da HEINEKEN, localizado na Vila Olímpia.
“Nosso principal objetivo com o programa de aceleração é fortalecer quem já está fazendo a diferença. Gente que movimenta a economia local, que gera renda e que transforma a realidade ao redor”, afirma Rafael Rizzi, diretor da HEINEKEN Spin.
A curadoria e o acompanhamento dos empreendedores serão conduzidos pela Escola de Negócios da Favela. “Nas favelas e periferias, o segmento de bebidas é potente e diverso. Este projeto, com ENF e HEINEKEN, valoriza a produção artesanal, oferece formação empreendedora, conecta talentos ao mercado e descomplica o acesso para quem transforma cultura local em oportunidade”, destaca Cleo Santana, diretora da ENF.
Na fase final do programa, os empreendedores apresentarão seus projetos a uma banca de investidores. O negócio com melhor desempenho seguirá com o acompanhamento do Grupo HEINEKEN em 2026 e poderá ser contemplado com investimentos da Spin. Os critérios de avaliação incluem engajamento, evolução dos negócios ao longo da jornada e comprometimento com as atividades.