GWM Hydrogen e governo de Minas Gerais firmam parceria para caminhões movidos a hidrogênio verde

Projeto envolve intercâmbio de tecnologias e desenvolvimento de infraestrutura para abastecimento com hidrogênio verde

A GWM Hydrogen, braço de tecnologia de hidrogênio da montadora chinesa GWM, assinou um acordo de cooperação com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para desenvolver caminhões movidos a hidrogênio verde no Brasil. A parceria foi formalizada durante cerimônia em Xangai, China, onde o governador Romeu Zema representou o estado, marcando mais um passo na estratégia de Minas Gerais de se posicionar como referência em energia limpa e mobilidade sustentável.

Executivos da GWM Brasil estiveram em Belo Horizonte (MG) no mês de agosto, a fim de estreitar relações e conhecer oportunidades oferecidas pelo Estado e, na ocasião, apresentaram o projeto de veículos a hidrogênio da GWM à equipe do governo mineiro. O acordo reflete uma tendência crescente de integração de tecnologias de hidrogênio na indústria automotiva brasileira, impulsionada pela valorização de soluções ecológicas no setor de transportes. A cooperação com Minas Gerais pode colocar o estado como um dos pioneiros no uso de hidrogênio verde em transporte pesado no Brasil, criando um novo polo de inovação e sustentabilidade.

A iniciativa estabelece um Memorando de Entendimento (MoU) entre as partes, com duração inicial de 12 meses e possibilidade de renovação por mais cinco anos, para fomentar o intercâmbio de conhecimentos técnicos sobre o uso de hidrogênio verde. “A assinatura deste MoU representa não apenas um avanço significativo para a FTXT e a GWM, mas também para o setor automotivo brasileiro como um todo. O desenvolvimento de caminhões a hidrogênio no Brasil não só impulsionará a indústria local como também ajudará Minas Gerais a se posicionar na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

Com a Unifei no papel de fornecedora do hidrogênio e parceira em pesquisas e desenvolvimento, o projeto visa criar uma infraestrutura de abastecimento para os veículos movidos a hidrogênio, facilitando o transporte de cargas pesadas de forma sustentável. “O fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”, afirma Edson Bortoni, Reitor da Unifei.

O compromisso do governo estadual em apoiar iniciativas sustentáveis consiste na oferta de vantagens tributárias para empresas que optem por investir em energias renováveis. “Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, explica Romeu Zema.

GWM Hydrogen: uma expansão estratégica para o Brasil

A FTXT, recentemente renomeada para GWM Hydrogen nos mercados internacionais, é uma subsidiária da GWM dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de energia limpa, com foco nas células de combustível de hidrogênio. A empresa já introduziu no mercado chinês veículos a hidrogênio em larga escala, aplicáveis ao transporte público, logística e até em embarcações, destacando-se pelos benefícios econômicos e ambientais dessas soluções. A GWM é a maior montadora chinesa de capital privado e atua em mais de 60 países, empregando 70 mil pessoas e mantendo oito centros de pesquisa e desenvolvimento globalmente.

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.