Laboratório da unidade de Bela Vista de Goiás é o primeiro do setor de laticínios no país a receber acreditação ISO 17025 do Inmetro para ensaio de patógenos
O Grupo Piracanjuba conquistou um marco inédito no setor de laticínios. O Laboratório de Microbiologia da fábrica de Bela Vista de Goiás (BVG) recebeu a acreditação ISO 17025 do Inmetro para ensaio de patógenos Salmonella e Listeria. A certificação, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atesta a competência técnica do laboratório e reforça o compromisso da companhia com a segurança e a qualidade dos alimentos.
O resultado é fruto de mais de um ano de trabalho e assegura que os testes realizados tenham maior precisão, confiabilidade e conformidade com os mais altos padrões nacionais. A ISO 17025 estabelece critérios gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, abrangendo gestão da qualidade, qualificação de pessoal, controle de equipamentos e condições ambientais.
“Essa conquista nos posiciona como pioneiros e líderes no setor e é um marco importante na evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos (SGQSA) da empresa, reforçando o compromisso com padrões cada vez mais rigorosos e confiáveis. Isso demonstra que não apenas seguimos as melhores práticas do setor, mas investimos em tecnologia e capacitação da equipe para garantir resultados confiáveis e respeito ao consumidor. Além disso, essa certificação pode abrir portas para novos mercados e parcerias comerciais”, afirma Wagner Paschoalim Felicio, diretor industrial da companhia.
A fábrica de Bela Vista de Goiás já possuía outros reconhecimentos relevantes. Entre eles, a certificação FSSC 22000, uma das mais robustas do mundo em segurança de alimentos, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI). A unidade também detém acreditações para produção de leite A2, além das certificações Halal e Kosher, que seguem, respectivamente, os requisitos da lei islâmica e as normas judaicas.
O Grupo Piracanjuba, com raízes no interior de Goiás, reúne as marcas Piracanjuba, Emana, LeitBom, além das licenciadas Almond Breeze, Ninho e Molico. O portfólio ultrapassa 200 produto e a estrutura conta com mais de 4 mil colaboradores em oito unidades fabris e 16 postos de recepção de leite, com capacidade para processar até 6 milhões de litros de leite por dia.
A empresa também é reconhecida como um excelente lugar para trabalhar, segundo o certificado GPTW 2025, que ainda concedeu o selo Great People Mental Health com duas estrelas pelo índice de bem-estar emocional acima da média.
Crédito foto: Divulgação