Plano Acelera Minas prevê aumento de 15% na base de clientes com marcas como Petra, Itaipava e TNT
O Grupo Petrópolis, única grande cervejaria brasileira com capital 100% nacional, anunciou o Plano Acelera Minas, iniciativa que concentra esforços para ampliar sua presença em Minas Gerais e alcançar crescimento de 15% na base de clientes até o fim de 2025. O plano envolve as áreas de Distribuição, Marketing, Patrocínios, Comercial e Relacionamento e visa expandir as vendas em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.
Minas Gerais destaca-se como mercado estratégico para o Grupo, tanto pela localização da maior e mais moderna fábrica da empresa, em Uberaba, quanto pelo perfil do consumidor local. O estado é o terceiro com maior número de cervejarias no país e registra o segundo maior consumo per capita de cerveja, com 70 litros por adulto ao ano, superando São Paulo (61 litros) e ficando atrás apenas da região metropolitana do Rio de Janeiro (90 litros), conforme dados da Nielsen. Belo Horizonte, capital mineira, é uma das cidades brasileiras com maior concentração de bares, contabilizando 178 botecos para cada 100 mil habitantes.
“Minas Gerais é um dos nossos territórios mais estratégicos, devido ao perfil do consumidor e às diversas oportunidades de proporcionar experiências de marca para a população. O Plano Acelera Minas permite trabalharmos diferentes marcas do nosso portfólio em um ecossistema que dialoga diretamente com o consumidor de cerveja, conforme o território de cada marca”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing, Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
Um dos principais focos do plano é a ampliação da presença da marca Petra em Belo Horizonte, especialmente nos bares da capital, segmento responsável por 40% do volume total de cervejas vendidas em Minas Gerais. Petra, que lidera a aceitação no segmento “mainstream” com o menor índice de rejeição (apenas 1%, segundo pesquisa Kantar), será destaque na harmonização do tradicional festival Botecar, que retorna este ano em setembro, com forte presença de mídia exterior, rádio e digital para impactar cerca de 1,3 milhão de pessoas.
“O consumidor de BH vive a cultura de boteco e tem um relacionamento especial com aquela cerveja que é compartilhada entre amigos”, comenta Cristiano Câmara, Diretor Regional Comercial em Minas Gerais. “Um dos objetivos do Plano é ampliar o consumo de cerveja nos bares, servida em garrafas retornáveis, que é uma característica do consumidor mineiro.”
Além de Petra, outras marcas do grupo terão destaque em eventos estratégicos ao longo do segundo semestre, totalizando 15 ações no estado. Entre os eventos estão a turnê de 20 anos da dupla Jorge & Mateus, o Show do Século na Arena MRV com grandes nomes da música sertaneja e o Festival Timbre em Uberlândia, com artistas como Iza, Samuel Rosa e Lenine. A cerveja Black Princess será a oficial do festival Somos Rock, em Pouso Alegre, enquanto a Itaipava patrocina o encontro dos cantores Thiaguinho e Belo em outubro e mantém a presença como patrocinadora oficial da turnê Tardezinha, que em junho no Mineirão registrou crescimento de público de 15%.
Mesmo com uma retração de 3% no mercado cervejeiro mineiro em 2024, o Grupo Petrópolis avançou 8% no volume vendido no estado, graças à estratégia integrada de patrocínios, marketing segmentado, ações nos pontos de venda e promoções. A turnê Tardezinha, patrocinada pelo grupo desde 2016, impulsionou as vendas da cerveja Itaipava em até 27% em edições anteriores, mantendo impacto positivo em 2025.
O plano também abrange as bebidas prontas Cabaré Ice e Fest Drinks, além do energético TNT Energy e da bebida esportiva TNT Sport Drink. Para reforçar a presença do energético TNT, patrocinador oficial da NBA em 2025, serão realizadas ações promocionais focadas nos fãs dos principais times mineiros Atlético e Cruzeiro, especialmente no basquete.
Os objetivos do Plano Acelera Minas incluem: Crescer 15% a base de clientes em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência; Dobrar o volume de venda de bebidas prontas – Ices e Drinks em lata; Duplicar o volume de venda de isotônicos; e Ampliar o market share do energético TNT, que cresceu 25% em 2024, superando o mercado geral que cresceu 5%.
Minas Gerais abriga a maior fábrica do Grupo Petrópolis, localizada em Uberaba, com 108 mil m² – o equivalente a 15 campos de futebol — e capacidade produtiva de 11,4 milhões de hectolitros por ano, representando 20% da capacidade instalada total da companhia. A unidade possui seis linhas de produção, podendo envasar 384 mil latas, 124 mil garrafas e 80 barris de chope por hora, atendendo também outros sete estados. O Grupo possui 14 centros de distribuição no estado e emprega mais de 2.100 pessoas, tendo recolhido mais de R$ 302 milhões em ICMS em 2024 para Minas Gerais.