Gartner aponta as tendências da engenharia de software

Inteligência artificial, sustentabilidade e densidade de talentos são os pilares da inovação estratégica para os próximos anos, segundo a consultoria

A consultoria Gartner identificou as seis principais tendências estratégicas que irão moldar a engenharia de software até 2025 e além. De acordo com a consultoria, líderes da área devem adotar essas diretrizes para acelerar a inovação com apoio da inteligência artificial (IA) e implementar práticas sustentáveis e resilientes, prontas para o futuro.

“As ferramentas e tecnologias habilitadas por IA estão mudando fundamentalmente a forma como o software é construído e entregue”, afirma Joachim Herschmann, vice-presidente analista do Gartner. “As principais tendências do Gartner oferecem aos líderes um roadmap para aproveitar a automação orientada por IA, otimizar estratégias de talentos e adotar práticas de engenharia sustentáveis e nativas de IA. Os líderes de engenharia de software que agirem de acordo com essas tendências agora posicionarão suas empresas para o sucesso a longo prazo.”

Entre as tendências estratégicas destacadas estão:

Engenharia de software nativa de IA

A inteligência artificial passa a ser integrada em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento de software (SDLC), do design à entrega final. Segundo o Gartner, até 2028, 90% dos engenheiros de software corporativo utilizarão assistentes de código com IA, número que hoje é inferior a 14%. Essa transformação muda o papel do desenvolvedor de executor para orquestrador de soluções, exigindo equilíbrio entre automação e supervisão humana, conforme o nível de risco e complexidade envolvido.

Aplicações e agentes baseados em LLM

A adoção dos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) redefine a forma como aplicações interagem com usuários e dados. A expectativa é que, até 2027, pelo menos 55% das equipes de engenharia estejam desenvolvendo ativamente soluções com base nesses modelos. “A criação bem-sucedida de aplicações e agentes baseados em LLM requer que os líderes de engenharia de software repensem suas estratégias”, diz Herschmann. Isso inclui investir em capacitação técnica, experimentar com outputs da IA generativa (GenAI) e adotar proteções eficazes contra riscos.

Engenharia de plataforma de GenAI

A integração de GenAI nas plataformas internas de desenvolvimento já é uma prioridade. A previsão do Gartner é que, até 2027, 70% das empresas com equipes de plataforma incluam funcionalidades de GenAI em seus portais para desenvolvedores. A ideia é tornar esses recursos acessíveis, com governança robusta e foco na segurança, incentivando o uso responsável e produtivo da IA generativa.

Maximização da densidade de talentos

A densidade de talentos e a concentração de profissionais altamente qualificados nas equipes se tornou um diferencial competitivo. “Para permanecerem competitivas, as companhias devem ir além das práticas tradicionais de contratação e se concentrar na formação de equipes com alta densidade de talentos”, afirma Herschmann. Além disso, é essencial fomentar uma cultura de aprendizado contínuo e colaboração, criando um ambiente propício à inovação e adaptabilidade.

Crescimento dos modelos abertos de GenAI

Modelos de IA generativa de código aberto vêm ganhando espaço por sua flexibilidade, menor custo e independência de fornecedores. Ao permitir personalização e ajustes finos, esses modelos se adaptam melhor a necessidades específicas, seja on-premises ou na nuvem. O Gartner estima que, até 2028, 30% dos investimentos globais em GenAI serão direcionados a modelos abertos adaptados a domínios específicos.

Engenharia de software verde

A sustentabilidade digital é a próxima fronteira da engenharia de software. O conceito de engenharia verde propõe desenvolver soluções que minimizem a pegada de carbono desde as etapas iniciais de planejamento. Herschmann alerta que o consumo energético elevado de aplicações baseadas em GenAI pode entrar em conflito com metas ambientais. “A criação de aplicações inteligentes com GenAI consome muita energia, tornando essenciais as práticas de engenharia de software verde.”

Essas tendências estarão no centro das discussões da Gartner CIO & IT Executive Conference 2025, que ocorrerá de 22 a 24 de setembro em São Paulo. O evento reunirá CIOs e líderes de TI para debater temas como transformação digital, modernização de aplicações e o papel da inovação na geração de valor empresarial.

O Gartner também publicou o estudo completo Top Strategic Trends in Software Engineering for 2025, com análises aprofundadas e recomendações práticas. Clientes da consultoria podem ainda utilizar a ferramenta Software Engineering Leaders Effectiveness Diagnostic para identificar áreas prioritárias de melhoria em suas estratégias.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.