Novidades no setor de cafés. A NESCAFÉ Dolce Gusto NEO, primeira cafeteira de cápsulas compostáveis do Brasil, inova mais uma vez, e lança no mercado uma nova opção para o consumo de cafés em cápsulas: os planos de assinatura de máquinas, que podem ser contratados por três, seis ou doze meses.
O projeto piloto, lançado no dia 18 de janeiro para todo o Brasil, é resultado de um trabalho conjunto entre a Allu – maior empresa de locação por assinatura de eletrônicos da América Latina, e o Panela Nestlé, plataforma de inovação aberta que conecta a empresa a startups, universidades e parceiros empresariais do ecossistema de inovação do Brasil.
A Nestlé é a maior produtora de café do mundo e, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o café é a segunda bebida mais consumida no país, estando atrás apenas da água.
“O café é uma paixão nacional. Este é um mercado que segue em crescimento constante e, seguindo tendências, os consumidores se mostram dispostos a conhecer diferentes tipos de cafés por entender que, assim como o vinho, existem particularidades que influenciam diretamente no sabor e no aroma”, comenta Mariana Ortenblad, Gerente de Marketing de NESCAFÉ Dolce Gusto NEO.
Inovação para superar as barreiras de mercado
A inovação visa alcançar o consumidor que não está disposto a fazer um investimento em uma máquina de cafés, muitas vezes por não conhecer o produto, ou até mesmo, dado ao investimento atrelado na aquisição.
O plano de assinatura de NESCAFÉ Dolce Gusto NEO no site da allu permite que mais pessoas tenham acesso à experiência exclusiva que a segunda geração de máquinas de café em cápsulas proporciona, bem como benefícios e manutenção concedidos pela startup de locação.
Além de democratizar o acesso a cafés especiais, o novo modelo de negócio da Nestlé incentiva a economia circular, unindo inovação e práticas ESG, para reduzir o consumo excessivo, visto que, neste modelo de contratação, caso o consumidor não renove o plano, a máquina seguirá ativa em outra casa.
A Nestlé busca posicionar-se como a companhia mais inovadora em seu segmento, com acções de inovação que sejam parte de todo o ecossistema alimentar, desde as boas práticas no campo até a relação pós-consumo.
“Bem como a NEO acredita no futuro colaborativo, acreditamos que a tendência é a economia circular. Com a parceria firmada, teremos a oportunidade de expandir esse modelo de negócio para muitos consumidores com um produto excelente e inovador”, esclarece Cadu Guerra, CEO da allu.
NESCAFÉ Dolce Gusto NEO e as práticas sustentáveis
NEO é o futuro no sistema de cápsulas e um marco tecnológico de baixo impacto ambiental que privilegia a experiência do café, com foco na alta qualidade, do cultivo à xícara final. As máquinas são feitas com material reciclado, têm baixo consumo de energia e foram desenvolvidas para durar.
Já as cápsulas de cafés NEO, são produzidas com papel certificado pela organização não governamental FSC (Forest Stewardship Council) e foram criadas para se decompor ao exemplo das cascas de fruta: de forma natural e em cerca de seis meses.
As cápsulas são produzidas na Fábrica Triplo Zero, de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG). Primeira unidade da Nestlé no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, a fábrica utiliza somente água de reuso, não gera resíduos para aterros, e neutraliza 100% das suas emissões. Para a fabricação das cápsulas de NEO, a unidade ganhou uma nova linha de produção, automatizada a partir de conceitos da indústria 4.0, com mão de obra altamente capacitada.
Vindo de fazendas localizadas no Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Espírito Santo, o café Nescafé Dolce Gusto NEO é resultado de uma produção que respeita as pessoas, o meio ambiente e a legislação.