Entenda como usar a data que vem se tornando cada vez mais relevante para o comércio de produtos e serviços, para identificar e fidelizar clientes
Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor tem ganhado notoriedade com a popularização da Black Friday e de outras datas específicas com promoções para os clientes. Segundo o Google Trends, que acompanha a popularidade de certas palavras buscadas na ferramenta, o interesse pela data aumentou 96% em 2024 em relação a 2021.
A busca dos clientes por diferenciais oferecidos pelas empresas também cresceu. Estão ganhando relevância diversas ofertas, como frete grátis, condições de pagamento especiais, cashback e pontos extras em programas de fidelidade.
Com a popularização da data, também é preciso se atentar às formas de proteção aos direitos do consumidor, que fortalecem o vínculo criado com a empresa. Um estudo realizado pelo Sebrae Rio, denominado “Consumidor do Futuro”, revelou quatro perfis de consumidores que estarão em destaque neste ano: antecipadores, cautelosos e que não gostam de imprevistos; novos românticos, que consideram o aspecto emocional na hora da compra; inconformados e autossuficientes, que valorizam a produção nacional e transparente; e os condutores, pessoas aventureiras que buscam novas experiências. Conhecer esses perfis é importante para entender onde a sua marca se encaixa e para quais consumidores as suas campanhas serão direcionadas.
De acordo com o mesmo levantamento realizado pelo Google, os entrevistados elencaram como sendo o mais importante na hora da compra: atendimento atencioso; promoções e propagandas honestas; produto entregue no prazo; troca de produtos defeituosos; estorno de compras canceladas e estorno de cobranças indevidas.
Assim, a Zenvia, empresa que habilita experiências na jornada do cliente de ponta a ponta, compartilha dicas importantes para melhorar as relações entre marcas e seus clientes nesse Dia do Consumidor.
Desvende o consumidor
Entender quem são os clientes possibilita a aplicação de estratégias mais eficazes em relação a todos os pontos de contato da experiência do cliente, impulsionando estratégias de relacionamento assertivas.
Ofereça múltiplos canais de comunicação
Ao integrar o físico e o digital, é importante que a empresa reconheça quais clientes preferem determinados canais de contato: online, offline ou de maneira híbrida, seja com chatbots, SMS e redes sociais ou por telefone. Os canais de comunicação precisam estar onde o público está e devem ser integrados para que não haja problemas em casos de urgência, gerando insatisfação.
Prepare sua equipe
Períodos de ações de venda são importantes para a manutenção da reputação e sucesso de algumas empresas. Ter uma equipe preparada e instruída para auxiliar os clientes, além de uma estratégia de comunicação pronta para ser implementada, é essencial para a conexão de todas as etapas do processo.
O Dia do Consumidor é uma oportunidade valiosa para gerenciar vínculos e criar experiências únicas, tanto para os clientes recorrentes quanto para os novos. É importante aproveitar o máximo da efeméride para impulsionar os negócios e cultivar conexões duradouras.