Com disponibilidade no Google Cloud, empresas brasileiras ganham mais flexibilidade e infraestrutura para dados e inteligência artificial
A Databricks, empresa global de dados e inteligência artificial, anunciou a expansão de sua operação no Brasil com a chegada ao Google Cloud, hospedada na região de São Paulo. O movimento marca a disponibilidade da plataforma em todas as principais nuvens públicas do país – Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e, agora, Google Cloud – oferecendo às companhias locais mais opções para construir aplicações e agentes de IA sobre dados corporativos com segurança e em conformidade regulatória.
O anúncio foi feito durante o evento Data + AI World Tour, realizado em São Paulo, que reuniu milhares de líderes empresariais e profissionais do setor. Para a Databricks, a presença em múltiplas nuvens representa um diferencial competitivo para as organizações brasileiras, que ainda enfrentam desafios como sistemas de dados fragmentados, análises em silos e pressão por resultados rápidos com IA.
“Com o lançamento de uma nova região da Databricks no Google Cloud no Brasil, estamos ajudando organizações locais a superar a complexidade e a fragmentação em suas estratégias de dados e IA”, disse Marcos Grilanda, vice-presidente e gerente geral para a América Latina na Databricks. “Com a Databricks disponível na AWS, Microsoft e agora no Google Cloud, estamos oferecendo aos nossos clientes a escolha e a possibilidade de construir ambientes multi-cloud que unificam dados e IA de forma segura e em conformidade – independentemente de onde seus dados estejam. Esse lançamento reforça nosso compromisso de longo prazo com o Brasil e nossa missão de ajudar empresas a alcançarem novos níveis de agilidade e crescimento.”
Entre os principais benefícios da operação no Google Cloud estão infraestrutura global otimizada para IA, escalabilidade dinâmica, segurança reforçada com IAM, DLP e criptografia integrados, além de eficiência de custos ao combinar o modelo de pagamento sob demanda do Google Cloud com a flexibilidade da Databricks.
“Nossa parceria com a Databricks continua trazendo soluções de ponta para empresas no Brasil”, afirmou Javier Carrique, diretor de Ecossistema de Parceiros & Canais para a América Latina do Google Cloud. “Com a Databricks agora disponível de forma nativa no Google Cloud, os clientes podem construir e escalar workloads de dados e IA de maneira integrada, com segurança, desempenho e conformidade em nível corporativo. Juntos, estamos permitindo que as organizações acelerem sua inovação e gerem resultados de negócios tangíveis.”
Casos de uso práticos já demonstram os ganhos da integração. “Executar a Databricks no Google Cloud tem sido transformador para a CERC”, declarou Juliano Pereira, CTO e CDO da companhia. “Agora conseguimos processar milhões de previsões em minutos, entregar insights quase em tempo real aos clientes e lançar novos produtos analíticos em semanas em vez de meses. A combinação da Databricks com o Google Cloud nos dá a escalabilidade, resiliência e conformidade de que precisamos para apoiar o crescente ecossistema financeiro do Brasil e desbloquear novos valores para nossos clientes.”
Crescimento no mercado brasileiro
A expansão no Google Cloud reforça o ritmo acelerado da Databricks no país. Nos últimos dois anos, os negócios cresceram mais de 150%, e a equipe local mais que dobrou de tamanho. Para acompanhar essa demanda, a empresa inaugurou um novo escritório na região da Faria Lima, em São Paulo, triplicando o espaço colaborativo.
Recentemente, a Databricks também anunciou Ricardo Buffon como country manager no Brasil, profissional com passagem por empresas como Google Cloud e Oracle. Hoje, a companhia já atende grandes clientes nacionais como Arezzo, Banco Bradesco, Brasilprev, Casas Bahia, Cielo, Estapar, Gerdau, Gol Linhas Aéreas, iFood, Natura&Co, PicPay, PortoBank, Renner, Riachuelo, QuintoAndar e XP Inc.
Com sede em São Francisco e presença global, a Databricks atende mais de 15 mil organizações, incluindo 60% das empresas da Fortune 500. Fundada pelos criadores do Lakehouse, Apache Spark™, Delta Lake e MLflow, a companhia aposta em inovação contínua para acelerar a transformação digital de setores estratégicos.