Divulgação, gestão de pessoas e atualização constante também figuram entre os principais obstáculos ao longo da jornada empresarial
Para três em cada dez pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, conquistar e reter clientes é o maior desafio ao iniciar um negócio. É o que revela a nova pesquisa da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, que identificou os principais obstáculos enfrentados por empreendedores ao longo de sua jornada.
A dificuldade em atrair público é seguida por divulgar o negócio (29%) e encontrar pessoas para trabalhar (27%). Nos negócios do setor de comércio, esses números sobem para 35% das empresas com problemas em conquistar clientes e 38% apontando escassez de mão de obra qualificada já no início da operação. Outros entraves como entender as particularidades do próprio setor (21%) e lidar com leis e impostos (21%) também se destacam, especialmente em comércio e indústria.
Mesmo com a maturidade da empresa, os desafios de gestão permanecem. Segundo o levantamento, 33% das PMEs citam a contratação e gestão de pessoas como maior desafio atual, com destaque para comércio (40%) e indústria (37%). A retenção de clientes (32%), atualização constante (29%) e divulgação eficiente do negócio (29%) continuam sendo obstáculos importantes. Já a gestão financeira e contabilidade, embora menos citadas, ainda preocupam 25% e 19% das empresas, respectivamente.
“Gerir uma empresa, mesmo pequena, é uma atividade complexa. É comum que o empreendedor domine a atividade-fim, mas tenha lacunas em áreas como gestão financeira ou estratégias de crescimento. São pontos que atravessam toda a jornada e, em muitos casos, se tornam gargalos permanentes. Por isso, temos investido em conteúdos e soluções que apoiem as PMEs com abordagens práticas e aplicáveis, como nosso webinar ‘Serasa Apresenta – Como vender mais utilizando marketing e as redes sociais’. Nele, trouxemos dicas para os empreendedores para ter uma presença digital estratégica, com uma construção de conteúdo relevante e vendável e um atendimento centrado no cliente, por exemplo”, explica Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE, abrangendo diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, e empresas atuantes tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online, com margem de erro de 5,5% e intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.