Operadora consolida compromissos socioambientais e educacionais por meio do programa Ambição 2030
A Claro, maior grupo de telecomunicações da América Latina, assinou simultaneamente sete dos dez movimentos do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com pautas ESG e com a frente de sustentabilidade do programa Ambição 2030.
Entre os movimentos assumidos estão Transparência 100%, que defende mecanismos de transparência e integridade além das obrigações legais; Educa 2030, voltado à escolaridade, inclusão produtiva de jovens e desenvolvimento profissional de mulheres em carreiras de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática); Mente em Foco, que aborda saúde mental e criação de ambientes de trabalho saudáveis; Elas Lideram, voltado à redução de desigualdades de gênero; Raça É Prioridade, com foco em equidade étnico-racial em cargos de liderança; Conexão Circular, sobre modelos de negócios circulares; e Net Zero, para redução das emissões de CO₂.
“Esse marco reforça o empenho da Claro com os compromissos públicos das Nações Unidas e com iniciativas concretas nas quais a empresa, maior grupo de Telecomunicações da América Latina, investe há mais de 20 anos. Atuamos nos pilares de educação, cultura, cidadania e meio ambiente para que o mundo seja um lugar melhor para se viver, para todos nós”, afirma José Félix, presidente da Claro e do Instituto Claro.
A operadora desenvolve projetos ambientais, como Energia da Claro, para ampliar a utilização de energia limpa; Claro Recicla, voltado à conscientização sobre descarte correto de eletrônicos; e Ecobox, que substitui caixas de papelão por embalagens reutilizáveis feitas com materiais reciclados.
No campo social, o Instituto Claro conduz iniciativas como Educonexão, que capacita professores da rede pública; Campus Mobile, que apoia estudantes e recém-formados em tecnologia e inovação; Tamo Junto!, programa de tutoria conectando voluntários a jovens; Diálogos Transformadores, que desenvolve habilidades de fala para transformação social; e Dupla Escola, ensino médio integrado a curso técnico em telecomunicações no Rio de Janeiro. Em parceria com o Unicef, participa ainda de projetos como Trajetórias de Sucesso Escolar, 1 Milhão de Oportunidades e o Pacto Nacional pela Inclusão das Juventudes do Brasil, focados na inclusão produtiva jovem e combate à evasão escolar.
“A adesão da Claro ao Pacto Global da ONU prova seu compromisso com a sustentabilidade e o futuro dos negócios. Ao alinhar suas operações aos princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, a Claro não só fortalece sua reputação e confiança junto a stakeholders, mas também contribui ativamente para um mundo mais justo e sustentável”, destaca Mônica Gregori, diretora de Impacto do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
O Pacto Global, criado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, conecta mais de 2.300 membros no Brasil e oferece ferramentas para que empresas fortaleçam sua atuação sustentável. Desde sua adesão, em 2021, a Claro mantém o compromisso de relatar seus avanços com transparência, reforçando a responsabilidade compartilhada por um mundo melhor.