Celebridades associadas a BETs são vistas como “menos confiáveis”, aponta pesquisa da ESPM

Pesquisa revela que, embora a demanda por apostas online siga em alta, a percepção de confiabilidade das marcas e celebridades associadas a elas é negativa

Uma pesquisa recente do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM revela que, embora as apostas online, ou BETs, continuem em alta no Brasil, a imagem das celebridades que as endossam é prejudicada pela reputação negativa do setor. De acordo com o levantamento, 68% dos entrevistados afirmam que, embora considerem as BETs legais, elas são vistas como pouco confiáveis, refletindo essa percepção nas celebridades associadas a essas marcas.

A pesquisa foi conduzida com 400 usuários de sites de apostas online de todo o Brasil durante o mês de novembro de 2024. A análise incluiu aspectos atitudinais, lembrança de marca e a relação dos consumidores com clubes patrocinados e celebridades que promovem as empresas de apostas.

“Com a pesquisa, conseguimos ter a percepção de como as BETs são percebidas dentro de diferentes aspectos. Um tema que tem sido alvo de muitas discussões no país atualmente. Nosso objetivo é identificar o comportamento destes consumidores e caminhos a serem seguidos pelas marcas”, afirma Evandro Luiz Lopes, Diretor Acadêmico de Pesquisa e Pós Stricto da ESPM.

Apesar da imagem negativa das BETs, a pesquisa revelou que a associação com clubes de futebol não impacta de forma significativa a percepção dos consumidores. De fato, 39% dos entrevistados indicaram que apostariam com mais frequência caso a marca patrocinasse seu time, enquanto 41% afirmaram que apostariam mais no futuro, se o clube fosse patrocinado por uma BET. Além disso, 43% dos respondentes disseram gostar da presença dessas marcas como patrocinadoras de seus times.

Outro dado interessante da pesquisa é que 23% dos entrevistados gastam 10% ou mais do seu orçamento mensal em apostas online e afirmaram que pretendem continuar investindo. Para 44% dos respondentes, as BETs são percebidas como reguladas, mas não são vistas como honestas.

Apesar das críticas em relação à confiabilidade, o que mantém e motiva os consumidores a continuarem apostando é a expectativa de ganhar dinheiro. Quando questionados sobre as motivações para apostar, 24% mencionaram o desejo de ganhar dinheiro como principal fator. A pesquisa também mostrou que as BETs ocupam o segundo lugar no consumo de jogos dos entrevistados, com uma concentração de 25%, ficando atrás apenas da loteria.

Metodologia  

Com nível de confiança de 95%, a pesquisa do CEAM ouviu 400 usuários de sites de apostas em todo o Brasil durante o mês de novembro de 2024. A análise incluiu aspectos atitudinais, lembrança de marca, relação com clubes patrocinados e celebridades no contexto das empresas de apostas online.

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.