A BOSS anunciou sua nova parceria com a Art Basel; Nova premiação reconhece artistas e agentes transformadores do cenário cultural global
A BOSS anunciou sua nova parceria com a Art Basel, tornando-se a apresentadora oficial do inédito Art Basel Awards. A iniciativa consolida o compromisso da marca em apoiar vozes influentes da arte e cultura contemporâneas, reafirmando sua história de incentivo à interseção entre moda e arte.
Diferente de prêmios tradicionais focados em conquistas individuais, o Art Basel Awards valoriza artistas inovadores cujas obras ultrapassam fronteiras, assim como as instituições e indivíduos que viabilizam mudanças culturais transformadoras. A parceria visa fortalecer um ecossistema artístico autossustentável e criar uma rede de premiados comprometidos em expandir o futuro da arte.
“A moda e a arte estão profundamente ligadas e, como resultado, a arte é parte integrante do nosso DNA. A HUGO BOSS tem uma história de 30 anos de patrocínio artístico e, ao apoiar os Prêmios Art Basel com a BOSS, levaremos nosso compromisso para o próximo nível. Estamos entusiasmados por continuar a impulsionar a inovação nas artes e nos seus domínios relacionados. Com o seu posicionamento premium, relevância global e espírito pioneiro, acreditamos que a Art Basel é o parceiro perfeito para este projeto”, afirmou Daniel Grieder, CEO da HUGO BOSS.
O Art Basel Awards conta com nove categorias, sendo três delas dedicadas exclusivamente a artistas: emergentes, estabelecidos e ícones. As demais categorias reconhecem protagonistas essenciais do universo da arte, incluindo curadores, museus e instituições, patronos, aliados, criadores interdisciplinares, profissionais da mídia e contadores de histórias.
Presidida por Vincenzo de Bellis, Diretor de Feiras e Plataformas de Exposição da Art Basel, a premiação contará com um seleto júri internacional. Trinta e seis indivíduos e organizações serão contemplados por suas contribuições inovadoras. Posteriormente, os próprios medalhistas selecionarão 12 vencedores da Medalha de Ouro — seis artistas e seis agentes culturais — que melhor personificam a essência do prêmio.
Os prêmios serão adaptados de acordo com cada categoria, proporcionando oportunidades exclusivas para expansão e visibilidade. Os artistas premiados com a Medalha de Ouro receberão recompensas alinhadas ao seu momento de carreira: emergentes terão suas obras expostas em instituições globais de prestígio; artistas estabelecidos serão comissionados para criar uma peça exclusiva para a Art Basel; e ícones contarão com um programa de mentorias voltado à próxima geração de talentos.
“Os Prêmios Art Basel exploram o poder global de nossa marca de maneiras novas e verdadeiramente significativas, destacando nosso compromisso absoluto com a liderança do setor por meio da inovação e do impacto. Com essa iniciativa, a Art Basel oferece cada vez mais oportunidades para os principais participantes do mundo da arte, forja novos caminhos para o intercâmbio e a colaboração entre os setores e cria novos pontos de contato com nosso público principal e em rápida expansão. Estamos entusiasmados com a parceria com a BOSS, uma marca com uma orgulhosa história de apoio às artes, para celebrar o trabalho de ponta que impulsiona o futuro da arte e da cultura”, declarou Noah Horowitz, CEO da Art Basel.
Os 36 Medalhistas da Art Basel serão anunciados em maio e homenageados em uma recepção especial em junho, durante a icônica feira de arte na Basileia, Suíça. Já os 12 vencedores da Medalha de Ouro serão celebrados em um evento imersivo durante a Art Basel Miami Beach, em dezembro, consolidando essa nova premiação como um marco no cenário artístico internacional.