B20 propõe ações para impulsionar diversidade nas empresas

Conselho de Mulheres, Diversidade e Inclusão do B20 Brasil sugere políticas que visam aumentar a participação feminina e de grupos sub-representados no mercado de trabalho

O B20 Brasil, abreviação de Business 20, braço empresarial do G20, representado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou ao governo brasileiro três recomendações para estimular a diversidade no mercado de trabalho e no setor público. O foco principal é garantir maior participação de grupos sub-representados e promover igualdade de gênero, alinhando-se ao impacto financeiro positivo dessa inclusão. 

Sob a liderança de Paula Bellizia, Vice-Presidente da Amazon Web Services (AWS) na América Latina, o Conselho de Ação de Mulheres, Diversidade e Inclusão do B20 enfatiza que a diversidade corporativa traz benefícios econômicos amplos. “Estudos mostram que empresas que investem em inclusão e representatividade trazem melhores resultados financeiros. O Banco Mundial estima um crescimento médio de 20% do PIB global se a igualdade de gênero no emprego fosse alcançada em países em desenvolvimento. Ou seja, não há como deixar esse tema de lado”, destaca Bellizia.

A iniciativa propõe três recomendações principais: a primeira sugere o aumento da participação de grupos sub-representados em empresas e no setor público; a segunda recomenda viabilizar ambientes de trabalho mais equitativos, onde esses grupos possam prosperar; e, por fim, a terceira busca promover um futuro do trabalho inclusivo, com oportunidades educacionais adequadas e o uso de inteligência artificial livre de preconceitos.

Essas propostas fazem parte do Communiqué, documento que inclui 24 recomendações e ações de políticas públicas elaboradas pelas diversas forças-tarefas do B20 Brasil. As sugestões foram entregues antecipadamente à liderança do G20 e serão analisadas na cúpula do G20 Brasil, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro. “Nós passamos os últimos meses discutindo com mulheres e homens do mundo todo propostas para fomentar a diversidade e representatividade nos negócios e no mercado de trabalho”, afirma Bellizia. 

O B20 é o principal fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, mobilizando mais de 1.200 representantes do setor privado dos países membros. Essas recomendações destacam a urgência de enfrentar as disparidades de gênero e incluir grupos sub-representados, tanto na iniciativa privada quanto no setor público. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico global, enquanto se constrói um mercado de trabalho mais justo e representativo. 

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.